Ministério do Turismo anuncia R$ 13,3 milhões em apoio a eventos que promovem o turismo no Pará

Turismo

    Entre os eventos contemplados estão grandes manifestações como o Sairé 2025, em Santarém, que reúne rituais religiosos e festividades típicas do povo amazônico. Também receberá apoio o Festival das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal), que celebra a diversidade e a força das tradições indígenas na região oeste do estado. Outro destaque é a celebração dos 300 anos do município de Irituia, que contará com um evento que resgata a história e cultura local.

    “O apoio a esses eventos vai muito além da valorização cultural. É uma estratégia importante para estimular o fluxo turístico nos municípios paraenses, ampliar a geração de emprego e renda e movimentar a economia local. A Região Norte é uma prioridade na gestão do presidente Lula e, para isso, temos desenvolvido uma série de ações de incentivo à atividade turística local”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

    A lista de eventos contemplados inclui ainda iniciativas como a Semana de Arte e Folclore de Abaetetuba, o Castanhal Junino, o Festival do Açaí de Inhangapi, o Festival de Folclore de Curuçá, o XIII Cacaufest e o IV Festival do Chocolate em Medicilândia, além de importantes feiras agropecuárias como a Feira Agropecuária de Xinguara (FAX), a Feira Agropec 2025, em Paragominas, e o evento agropecuário em Tucumã e Ourilândia do Norte.

    Já em Belém, será apoiado o espetáculo “Amazônia, Preservação da Esperança”, que une arte e conscientização ambiental.

    As ações fazem parte da política do Ministério do Turismo de regionalização do turismo, incentivando o fortalecimento de destinos emergentes e promovendo as tradições culturais brasileiras. Com o fomento a eventos locais, o governo federal contribui para dinamizar a economia em regiões fora do circuito turístico tradicional e valorizar a identidade de cada território.

    A iniciativa reforça o compromisso do Ministério em apoiar ações que evidenciem a riqueza cultural brasileira e fomentem a atividade turística como motor de desenvolvimento sustentável pelo país.

    Por Fabio Marques

    Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

    Fonte: Ministério do Turismo