O Ministério do Turismo concluiu, nessa semana, um ciclo de workshops que percorreu as cinco regiões do Brasil para disseminar o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). A jornada, que passou por Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Macapá (AP), capacitou mais de 700 gestores públicos e profissionais do setor sobre o Modelo DTI Brasil, uma política pública inovadora de planejamento e gestão.
A série de workshops foi uma iniciativa da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR) e do Instituto Ciudades del Futuro (ICF) teve o apoio de importantes entidades, como Embratur, Sebrae e CNC. O Ministério do Turismo atuou como apoiador institucional, enviando especialistas para ministrar palestras em todas as edições, reforçando o compromisso do governo federal com a transformação digital e a governança colaborativa no turismo nacional.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, observa que a capacitação de gestores é um passo fundamental para a modernização do setor. “A conclusão deste ciclo de workshops é um marco na modernização do turismo brasileiro. Capacitamos mais de 700 gestores que agora são multiplicadores do conceito de Destino Turístico Inteligente em seus municípios. O futuro do turismo é sustentável, tecnológico e focado na experiência, e é exatamente isto que o modelo DTI promove. O Ministério do Turismo está comprometido em apoiar esta transformação, garantindo que nossos destinos se tornem cada vez mais competitivos e inovadores”, destaca o ministro.
Durante os encontros, os participantes tiveram acesso a apresentações de casos de sucesso, discussões sobre o cenário global dos DTIs e acompanharam dinâmicas práticas para a aplicação do modelo em suas realidades locais. Os eventos também funcionaram como um importante espaço de diálogo e articulação entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil, fortalecendo a colaboração em prol do desenvolvimento regional.
DTI – A Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes é uma abordagem moderna que promove o desenvolvimento de destinos turísticos a partir de pilares como governança, inovação, tecnologia e sustentabilidade. A iniciativa buca criar um ambiente que não apenas melhore a experiência do visitante, com mais conectividade e acesso a informações, mas que também beneficie a comunidade local, otimizando o uso de recursos públicos e promovendo um crescimento econômico ordenado e sustentável.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo