Ministério do Turismo destaca guia de turismo náutico na 28ª edição do São Paulo Boat Show

Turismo

O Ministério do Turismo (MTur) participou, nesta quinta-feira (18), da abertura da 28ª edição do São Paulo Boat Show, maior evento da América Latina dedicado à navegação de lazer, que segue até 23 de setembro, em São Paulo (SP).

Durante o evento, a coordenadora-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do MTur, Isabella Pozzeti Guimarães, apresentou o Guia de Projetos de Infraestrutura de Apoio ao Turismo Náutico. A publicação orienta gestores municipais e estaduais na formulação de propostas capazes de impulsionar o segmento em diversas regiões do país.

Segundo Isabella, o material supre uma importante lacuna enfrentada por muitos municípios. “O guia orienta desde a escolha do tipo de projeto até o alinhamento com políticas de turismo já existentes. É um roteiro prático e acessível, que mostra com quem conversar, quais etapas seguir e como transformar vocações em realidade”, destacou.

Desenvolvido em parceria com o Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC), o guia reúne boas práticas e funciona como um passo a passo para estruturar projetos de infraestrutura náutica.

Entre os impactos esperados estão o melhor aproveitamento da extensa rede de orlas marítimas, fluviais e lacustres do Brasil; o apoio a cidades e regiões na estruturação de projetos voltados ao turismo náutico; além do fortalecimento da economia local, com geração de emprego e renda.

A presença do MTur no São Paulo Boat Show reforça o compromisso da pasta com a mobilidade, a conectividade e o fortalecimento do turismo náutico como vetor de desenvolvimento regional. “Nosso objetivo é ampliar a capacidade do Brasil de aproveitar seu enorme potencial hídrico, estruturando destinos mais competitivos, sustentáveis e preparados para gerar emprego e renda”, completou Isabella.

BOLETIM – Ainda no evento, o Ministério do Turismo também apresentou a 12ª edição do Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT), voltada exclusivamente ao turismo de pesca. A publicação traz um panorama inédito do segmento no Brasil, resultado de um mapeamento que identificou 202 destinos para a prática em 18 estados e no Distrito Federal.

O São Paulo Boat Show terá também uma edição em Salvador (BA), que contará com o apoio do MTur, ampliando o alcance das ações voltadas ao turismo náutico em todo o território nacional. 

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo