O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), abriu um edital para a contratação de consultoria especializada na produção de conteúdo estratégico para o desenvolvimento e a promoção de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) e Cidades Criativas brasileiras. A iniciativa, lançada nesta terça-feira (13.05), faz parte de um Projeto de Cooperação Técnica Internacional e visa fortalecer a divulgação de destinos que integram inovação, sustentabilidade, cultura e desenvolvimento local. Empresas e instituições com expertise na área têm até o dia 22 de maio para apresentar suas propostas, exclusivamente através da Plataforma de Licitações da UNESCO.
A contratação visa aprimorar a divulgação e a gestão do turismo, de forma sustentável, inovadora e criativa em território nacional. O projeto prevê a elaboração de três edições de uma publicação periódica que abordará inteligência de mercado, tendências, inovação e sustentabilidade no setor turístico. O conteúdo produzido será um importante instrumento de apoio à gestão pública e privada, oferecendo dados e análises atualizadas sobre as oportunidades nos campos criativo e inteligente do turismo.
EDITAL – A seleção reflete a estratégia do Ministério do Turismo de promover uma transformação no setor, alicerçada no desenvolvimento de destinos inteligentes e a integração das indústrias criativas às políticas de promoção turística. A meta é valorizar a riqueza cultural local, fortalecer a identidade dos territórios, ampliar a inclusão social e, consequentemente, aumentar a atratividade e a competitividade dos destinos brasileiros nos cenários nacional e internacional.
A crescente participação do MTur em eventos globais dedicados à inovação, tecnologia, marketing e criatividade no turismo evidenciou a necessidade de dispor de materiais mais elaborados. A consultoria a ser contratada terá o papel importante de suprir essa demanda, fornecendo insumos de alta qualidade para apresentações, negociações institucionais e relatórios técnicos. O objetivo final é consolidar o Brasil como uma referência mundial em turismo sustentável, inovador e rico em diversidade cultural.
COMO PARTICIPAR – As propostas devem ser submetidas unicamente através da Plataforma de Licitações da UNESCO, onde a Solicitação de Cotação (RFQ) está disponível para consulta. Submissões via e-mail ou links externos não serão aceitas. Acesse AQUI o edital.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo