Ministério do Turismo expande “Experiências do Brasil Original” para assentamentos rurais

Turismo

Inspirado pela riqueza natural, cultural e humana que forma a essência do Brasil, um novo capítulo se inicia para ampliar e diversificar a oferta turística brasileira e levar experiências únicas a um público ainda maior. Com o sucesso do projeto “Experiências do Brasil Original”, que atuou na valorização da cultura, dos costumes e do modo de vida singulares de povos e comunidades tradicionais, o Ministério do Turismo (MTur) agora expande a iniciativa para assentamentos rurais, buscando posicionar as localidades como poderosos instrumentos de transformação territorial, resistência da população rural e preservação ambiental.

A nova etapa será executada em colaboração com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que firmou parceria junto ao MTur no sentido de desenvolver o projeto nos assentamentos da reforma agrária. Estes espaços possuem diferenciais ancorados na autenticidade cultural, na sustentabilidade ambiental e na vivência comunitária, compondo um conjunto de atrativos que se alinham a tendências globais de turismo responsável e regenerativo.

Durante reunião na quinta-feira (31/07), a secretária nacional de Políticas de Turismo do MTur, Cristiane Sampaio, e a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do órgão, Fabiana Oliveira, debateram os próximos passos da ação com a coordenadora do IFMA, Mirella Carvalho; a representante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ísis Campos, e membros das cinco comunidades que serão beneficiadas.

“O projeto vai além da inclusão social e do empreendedorismo. Nosso compromisso é o de transformar o turismo em uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento sustentável, valorizando e respeitando as raízes do nosso país”, frisou a secretária Cristiane Sampaio.

Mirella Carvalho apresentou as iniciativas que serão realizadas no projeto, focadas em atividades de sensibilização e mobilização, no diagnóstico das comunidades, na criação de experiências turísticas memoráveis, na oferta de mentorias e capacitações, além de ações de acesso ao mercado turístico.

A parceria irá atender cinco assentamentos das diferentes macrorregiões brasileiras, definidos mediante critérios técnicos apresentados pelo MST: proximidade com grandes centros urbanos; experiência prévia em receptivo turístico; atendimento a territórios de todas as regiões do país – com área e número de famílias assentadas não uniformes – e localidades que apresentam uma variedade complementar de riquezas naturais e culturais, focadas na agroecologia e na cultura camponesa.

DESTINOS – Alagoas será o representante da região Nordeste. Já no Norte, o projeto beneficiará um assentamento do Pará. O representante da região Sul vai ser o estado do Paraná, enquanto Minas Gerais e Mato Grosso foram os selecionados das regiões Sudeste e Centro-Oeste, respectivamente.

O objetivo do projeto é fortalecer o turismo de base comunitária em assentamentos rurais, capacitando as comunidades para oferecer experiências turísticas de alta qualidade e posicionar os destinos no mercado turístico.

O “Experiências do Brasil Original” tende a ser um divisor de águas para as comunidades atendidas, ao proporcionar aprendizado e apresentar ferramentas de desenvolvimento do turismo local de forma sustentável e responsável.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo