Nesta terça-feira (5.8), o Ministério do Turismo deu a largada em uma série de workshops para estimular as cidades brasileiras a implantarem a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs). O objetivo é ampliar a ação que estimula o uso de tecnologia e inovação para a melhoria das ações de sustentabilidade, de acessibilidade e de segurança, entre outras ações primordiais na atividade turística.
A abertura do 1º Workshop Regional de Disseminação da Temática de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) aconteceu em Brasília (DF). O evento proporciona a troca de experiências e ideias para a construção de novos caminhos para o turismo inovador e sustentável e tem o objetivo de apoiar os municípios na modernização da gestão do setor turístico.
Durante o lançamento da iniciativa, que percorrerá as cinco regiões do país, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou o protagonismo brasileiro na estratégia, cuja metodologia tem o poder de transformar o setor.
“Nós temos, sim, a propriedade e, agora, hoje, a oportunidade de fazer e acontecer! Vamos para o Nordeste, para o Centro-Oeste, para o Norte, para o Sul e para o Sudeste, disseminando e apoiando os municípios na transformação de seus destinos por meio da inovação, da sustentabilidade e da inteligência territorial. Essa união de forças é o que nos permite trabalhar para consolidar essa estratégia como uma política pública de turismo essencial ao Brasil”, afirmou.
O Brasil é referência no segmento na América Latina, por ser o primeiro país a institucionalizar o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes em âmbito federal. Atualmente, quase 30 localidades do país já adotam o modelo, gerando resultados significativos relacionados a governança, tecnologia, acessibilidade, inovação e sustentabilidade, entre outros.
“Nosso objetivo com esse workshop é explicar que o projeto trabalha a gestão nos destinos, preferencialmente por meio da criação de ecossistemas turísticos que garantam acessibilidade universal; que promovam sustentabilidade; que melhorem a experiência do visitante e do morador e que proporcionem a utilização de dados para uma gestão mais estratégica. Esse é um modelo de gestão que transforma a vida nos municípios”, reforça Bárbara Blaudt, coordenadora-geral de Inovação, Inteligência e Estatísticas do Ministério do Turismo.
A iniciativa, fruto de parceria da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) e do Instituto Ciudades del Futuro (ICF) com o Ministério do Turiamo, tem ainda o apoio da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), da Embratur e do Sebrae Nacional, e é um dos esforços do governo federal para consolidar os DTIs como política pública.
ANOTE NA AGENDA
O próximo workshop será no Sul, na cidade de Curitiba (PR), no dia 02 de setembro. Na semana seguinte será a vez da região Sudeste, em Belo Horizonte (MG), no dia 09. O Nordeste brasileiro receberá o workshop no dia 23, em Salvador (BA). E no Norte, Belém sediará o evento, ainda a confirmar a data.
Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo