Ministério do Turismo lança boletim Inédito sobre turismo de pesca

Turismo

O Ministério do Turismo lançou nesta quinta-feira (28) a 12ª edição do Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT), dedicada integralmente ao turismo de pesca. A apresentação aconteceu durante a Fishing Show 2025, a maior feira de pesca, náutica e de vida ao ar livre da América Latina, realizada no São Paulo Expo, na capital paulista. A publicação expõe um panorama inédito da oferta turística brasileira no segmento, resultado de um mapeamento que identificou 202 destinos para a prática em 18 estados e no Distrito Federal.

O boletim revela a força de um setor que movimenta um verdadeiro ecossistema de oportunidades em todo o Brasil. Segundo dados dos ministérios da Pesca e Aquicultura e da Agricultura e Pecuária, o país possui cerca de 9 milhões de pescadores, que impulsionam uma cadeia de 3 mil pesqueiros, 1.700 meios de hospedagem específicos e 500 campeonatos anuais, gerando mais de 200 mil empregos diretos e indiretos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância estratégica do segmento. “Este evento, a Fishing Show, é a celebração de uma paixão nacional e de um setor com um potencial gigantesco. O Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, trabalha para posicionar o Brasil como líder mundial em turismo de pesca sustentável”, afirmou o ministro.

Além do mapeamento dos destinos, o boletim também conta com um calendário de eventos e um glossário de turismo de pesca. Para acessar, clique AQUI.

FERRAMENTA – Elaborado em colaboração com os órgãos oficiais de turismo dos estados, o boletim resulta de um levantamento nacional realizado junto às Unidades da Federação. O estudo coletou dados sobre os principais destinos e espécies associadas à pesca, com o objetivo de fornecer um retrato atual do setor e contribuir com o seu desenvolvimento sustentável.

A publicação reforça que a atividade é muito mais que um esporte, proporcionando lazer, cultura e um importante impulso à economia. O boletim se soma aos esforços do Ministério do Turismo para fortalecer o segmento. Entre eles, o apoio a diversos eventos e políticas na área, além da criação da Federação Norte de Pesca Esportiva (FNPE).

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo