Nesta terça-feira (23), o diretor do Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do Ministério do Turismo, Aldo Luiz Valentim, participou da abertura do III Seminário Internacional de Turismo Sustentável, no Rio de Janeiro. O evento vai até o dia 25 de setembro e tem o objetivo de consolidar o Brasil como referência global em turismo sustentável.
“Falar em sustentabilidade é reconhecer a importância de marcos legais para preservar o meio ambiente e promover um turismo responsável. É integrar economia criativa, cultura e as especificidades de cada localidade, transformando o turismo em um setor que gera renda, desenvolvimento e impacto positivo para as comunidades”, disse Aldo.
A edição deste ano conta com o tema “Preservar é Prosperar”, conectando a conservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental à geração de renda, inovação e desenvolvimento local.
Bruno Pastre Máximo, da Coordenação-Geral de Turismo Sustentável e Responsável, está à frente do estande do MTur no evento, apresentando iniciativas da Pasta como o Código de Conduta Brasil, o Movimento Turismo que Protege, o guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres” e o livro “Turismo com Acessibilidade: perfil do turista com deficiência e diretrizes para promoção da acessibilidade”.
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo