Orientar a qualificação dos destinos turísticos dentro de cada município brasileiro tem sido foco de intensa atuação do Ministério do Turismo. Nesta sexta-feira (09.05), o ministro do Turismo, Celso Sabino, participou, junto com técnicos da Pasta, de um seminário de orientação na cidade de Redenção (PA), reunindo gestores municipais de turismo da região Sul do Pará.
No encontro, os técnicos do Ministério explicaram aos gestores as oportunidades que os serviços turísticos de cada cidade têm de acessar recursos e programas como, por exemplo, o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), desde que os estabelecimentos estejam inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
O ministro Celso Sabino avaliou o momento do turismo brasileiro como excepcional, com um futuro indicando condições plenas de consolidação do Brasil entre os melhores destinos do mundo. “Temos números de instituições muito sérias que atestam nossos resultados, e nós vamos crescer ainda mais. E apostamos no riquíssimo potencial do Pará a ser descoberto por outros estados do Brasil e pelo mundo “, destacou o ministro.
Sabino reforçou que, por meio de seminários e reuniões técnicas como essa, o Ministério do Turismo está construindo a integração e a regionalização do setor no Pará, a fim de ampliar também a participação de mais municípios do estado no Mapa do Turismo Brasileiro.
“Como representante paraense no governo federal, vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para destacar o Pará nessa área que é tão importante para gerar emprego e renda para a população brasileira”, ressaltou Celso Sabino.
O ministro lembrou ainda que este ano o Fungetur já soma a aplicação de mais de R$ 322 milhões no crescimento do turismo paraense, ofertando crédito com juros abaixo do mercado. O Cadastur é outra ferramenta de destaque, com um aumento de 40% no número de prestadores cadastrados no Pará.
FERRAMENTAS – Em Redenção, os técnicos do Ministério do Turismo apresentaram os modelos de projetos e formas de acesso às ações da Pasta, incluindo ainda os caminhos de cadastramento e do apoio financeiro para a realização de eventos artísticos e programações culturais, que também ajudam a alavancar o turismo regional.
Os técnicos detalharam as ferramentas disponíveis, como aspectos gerais da construção de rotas turísticas, divulgação e cursos de capacitação profissional por meio da Escola Nacional de Turismo. A unidade tem sede em Belém (PA), mas também atende a diversos municípios paraenses, com aulas presenciais, e a todo o Pará, de forma online.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo