A modernização do processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recebeu, nesta quinta-feira (21), o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Em reunião com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a entidade destacou que a proposta do Ministério dos Transportes está alinhada aos esforços para reestruturar e democratizar o acesso à habilitação, sem abrir mão da segurança no trânsito.
“É muito importante aumentar o acesso à CNH, tanto por uma questão social quanto de segurança viária. Muita gente, infelizmente, ainda dirige sem habilitação porque não tem condições de arcar com os custos do processo”, destacou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
O projeto prevê medidas como a redução de custos, a simplificação de processos administrativos e a diversificação de cursos e treinamentos, garantindo que os novos condutores estejam devidamente preparados para dirigir com responsabilidade.
Durante o encontro, o ONSV apresentou os pontos considerados fundamentais para o sucesso da iniciativa, entre eles:
- Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos por parte dos condutores;
- Realização de exames rigorosos que atestem, de fato, a capacidade dos candidatos;
- Diversificação de cursos e treinamentos;
- Estímulo à percepção de risco em situações de trânsito;
- Adoção de novas tecnologias educacionais, como um banco nacional de questões;
- Implementação de sistemas de controle e auditoria para assegurar a qualidade de conteúdos, profissionais e instituições.
O diretor-executivo da entidade, Paulo Guimarães, ressaltou que a proposta tem potencial para promover inclusão social e, ao mesmo tempo, elevar o nível de responsabilidade dos motoristas.
“Este é um assunto importante para o Observatório. Apoiamos a ideia de reestruturação do processo. Concordamos que o modelo atual precisa ser aprimorado, tanto para gerar melhores resultados, especialmente no perfil dos condutores, quanto para tornar o processo mais atrativo, seja por sua capacidade de democratização, seja pela incorporação de novas tecnologias”, disse.
O ONSV também se comprometeu a acompanhar de perto a implementação da proposta, oferecendo suporte técnico e contribuindo com recomendações para consolidar a política pública.
A Senatran reforçou que todas as etapas do processo serão conduzidas com transparência e ampla participação social, assegurando que a modernização da formação de condutores represente um avanço para a mobilidade e para a segurança no trânsito.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes