Ministra Gleisi Hoffmann se reúne com representantes do setor financeiro em São Paulo

Geral

A ministra-chefe das Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, se reuniu com representantes do setor financeiro nesta quinta-feira (8), na Federação Brasileira dos Bancos – FEBRABAN, em São Paulo/SP. O encontro é uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável – CDESS, o Conselhão, órgão colegiado de assessoramento direto do Presidente da República.

O presidente Lula tem sempre falado que precisamos colocar dinheiro de forma mais barata na mão do povo, para que tenhamos real capacidade de desenvolvimento”. Gleisi Hoffmann

O encontro foi dividido em dois momentos. Na primeira parte, Gleisi Hoffmann debateu com os CEOs dos maiores bancos do país temas relevantes para o setor, como o panorama do mercado de crédito no Brasil. Estiveram presentes figuras como Isaac Sidney (FEBRABAN), Tarciana Medeiros (BB), Milton Maluhy (Itaú), Marcelo Noronha (Bradesco), Alberto Monteiro (Safra), Alexandre Riccio (Inter), André Esteves (BTG), Gustavo Sousa (Votorantim), José Berenguer Neto (XP), Marcelo Gaiani (JP Morgan), Mário Leão (Santander), Ricardo Guimarães (BNP Paribas), Semy Davan (Daycoval), Sérgio Lulia Jacob (ABC Brasil) e Ricardo Diniz (Bank of América).

Num segundo momento, a ministra se reuniu com os membros do GT de Redução do Custo do Crédito (Spread Bancário), criado por meio de cooperação entre a SRI e o Ministério da Fazenda, a partir de demanda do Presidente Lula durante reunião com a FEBRABAN, em outubro do ano passado. Foram debatidos os próximos passos do GT, que já possui relatório concluído e será apresentado nas próximas semanas.

Ministra Gleisi Hoffmann ao lado dos conselheiros Isaac Sidney (FEBRABAN) e Juvandia Moreira (CUT), durante reunião do GT de Spread Bancário. Foto: Gil Ferreira / ASCOM-SRI
Ministra Gleisi Hoffmann ao lado dos conselheiros Isaac Sidney (FEBRABAN) e Juvandia Moreira (CUT), durante reunião do GT de Spread Bancário. Foto: Gil Ferreira / ASCOM-SRI

A ministra Gleisi Hoffmann fez uma avaliação positiva do encontro e deu atenção especial às discussões relacionadas ao GT do Conselhão. “Nós tivemos uma boa reunião sobre a redução do custo do crédito, em especial o GT de Spread Bancário no âmbito do Conselhão. Hoje nos foi apresentado o relatório com uma série de medidas importantes a serem tomadas por parte do governo, do congresso, das instituições privadas, então é um espaço importante para a convergência de ideias. O presidente Lula tem sempre falado que precisamos colocar dinheiro de forma mais barata na mão do povo, para que tenhamos real capacidade de desenvolvimento”, pontuou.

O GT, que possui representantes tanto do setor financeiro, quanto do setor produtivo e dos trabalhadores, esteve representado por Isaac Sidney (FEBRABAN), Rubens Sardenberg (FEBRABAN), Gabriel Cohen (ABIPAG), Juvandia Moreira (CUT), Felipe Prince (BB), Mário Sérgio Telles (CNI), Matias Granata (Itaú), André Martins (Itaú), Everton Gonçalves (ABBC), Eduardo Lopes (Zetta) e André Duarte (Bradesco).

Fonte: Secretaria de Relações Institucionais