A ministra das Mulheres em exercício, Eutália Barbosa, participou, nesta terça-feira (12), da 9ª Reunião do Plenário do Conselho de Participação Social (CPS) da Presidência da República, realizada no auditório do Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro, iniciado na segunda-feira (11), reúne conselheiros, assessorias de Participação Social e Diversidade e equipes técnicas, reforçando a importância do engajamento social em pautas estratégicas para o país.
Durante a reunião, Eutália Barbosa destacou a relevância da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), ressaltando que o evento é fruto de um amplo processo de escuta e diálogo com organizações e movimentos de mulheres em todo o país.
“Essa conferência é fruto da escuta de um conjunto de marchas e de organizações de mulheres, pensada tanto para a deliberação de uma pauta ⎯ que permitirá, inclusive, a atualização do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres ⎯ quanto para promover um grande encontro que retome o debate democrático na construção de políticas para as mulheres, afirmou a ministra interina.
Ela também destacou a metodologia inovadora adotada na 5ª CNPM, que rompe com o modelo tradicional de organização. Além das conferências institucionais convocadas pelos governos municipais, estaduais e federal, esta edição abriu espaço para que a sociedade civil realize conferências livres em todo o território nacional. Até o momento, segundo a ministra interina, foram realizadas mais de 1.800 conferências institucionais e 2.041 conferências livres.
Conselho de Participação Social
Presente na cerimônia, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Márcio Macedo, destacou a importância do Conselho de Participação Social para o fortalecimento da democracia. “O Conselho orienta o governo do Brasil no diálogo e na interlocução com as organizações da sociedade civil e com a representação de movimentos sindicais e populares. É a sociedade participando ativamente da construção do Brasil que queremos, com políticas públicas efetivas e inclusão de todas e todos”, declarou o ministro
O colegiado também atua na promoção do diálogo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, fortalecendo a participação social na execução de políticas públicas. Sua estrutura é composta pela Secretaria-Executiva, pelo Plenário e pela Coordenação-Executiva Colegiada.
Fonte: Ministério das Mulheres