A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na posse da primeira mulher eleita à presidência do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons. A cerimônia de posse acontece nesta quarta-feira (16), às 10h, no Estádio Nacional Coberto (NIS), na capital Paramaribo. Também tomará posse o vice-presidente eleito, Gregory Allan Rusland.
No último dia 6 de julho, a médica Jennifer Geerlings-Simons, de 71 anos, filiada ao Partido Nacional Democrata, fez história ao ser a primeira mulher eleita para chefiar a nação. Com vasta experiência, Simons comandou a Assembleia Nacional (equivalente ao Parlamento brasileiro) por uma década (2010-2020) e foi a segunda mulher a comandar a assembleia surinamesa (2010). No parlamento, ela liderou a Equipe Parlamentar de Gestão de Crise durante a pandemia da COVID-19. Em 2024, foi eleita líder do seu partido.
O Suriname conquistou sua independência da Holanda recentemente, em 1975, e tem a economia caracterizada por recursos naturais como petróleo e ouro. A floresta representa 95% do território do país; por isso, mesmo tendo fronteira com o Brasil, o acesso terrestre é inviável. As questões sociais são visíveis e 17% da população vive em situação de pobreza. O estreitamento das relações com o Brasil será de grande valia diante do protagonismo brasileiro no combate à fome e à pobreza.
Durante a visita, a ministra Márcia Lopes também realizará uma reunião bilateral com a presidenta eleita e participará de agenda com o embaixador do Brasil no Suriname, Felipe Costi Santarosa.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Mulheres
imprensa@mulheres.gov.br | (61) 2027-3676
Fonte: Ministério das Mulheres