Ministra Márcia Lopes profere palestra de abertura da conferência de políticas para mulheres em Juiz de Fora

Geral

Com a palestra da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, “Democracia e Igualdade: Avanços e Desafios de uma Gestão Pública com Enfoque em Gênero”, foi iniciada a IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Juiz de Fora/MG, nesta quinta-feira (26). O encontro se estende até hoje (27) e integra o ciclo nacional de mobilização e escuta ativa para subsidiar as políticas públicas para as mulheres em todas as esferas da federação. 

“Estou aqui para falar para as mulheres de Juiz de Fora que elas podem ser protagonistas de um novo tempo. Hoje temos este momento para avaliar o que foi feito até aqui e o que precisamos para termos um bom plano municipal de políticas para as mulheres. Temos dois grandes desafios, o primeiro é que todas as mulheres tenham acesso à política pública. O segundo é o enfrentamento à violência contra nossas crianças, adolescentes, jovens e mulheres, inclusive as idosas. Queremos uma sociedade em que nenhuma mulher se sinta excluída e que tenhamos igualdade, equidade de gênero e justiça social”, declarou a ministra Márcia Lopes. 

A conferência reuniu autoridades, especialistas e lideranças feministas para discutir propostas para fortalecer a equidade de gênero no município e no país. As contribuições das mineiras de Juiz de Fora serão encaminhadas para discussão na conferência estadual de Minas Gerais e, posteriormente, na 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que será realizada em setembro, em Brasília. 

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, frisou que a conferência municipal “é uma das formas de garantir uma sociedade democrática, onde as mulheres têm voz ativa e ocupam posições de direção, definem suas vidas. A presença de tantas mulheres aqui é uma manifestação de esperança e confiança de que nós encontraremos o rumo que levará nossas vidas a serem plenas e com acesso aos nossos direitos”.

Casa da Mulher Brasileira

Durante a agenda no município, a ministra Márcia Lopes também se reuniu com a prefeita Margarida Salomão e a deputada federal Ana Pimentel, na sede da prefeitura, onde dialogaram sobre a Casa da Mulher Brasileira de Juiz de Fora. Em fase de implementação, o equipamento recebeu o aporte de R$ 9,5 milhões do governo federal. 

A ministra também fez uma visita à Casa da Mulher de Juiz de Fora. Criado em 2013, o equipamento é um centro de referência municipal voltado ao atendimento humanizado e acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica. Ao final da tarde, a Márcia Lopes participou de uma roda de conversa com vereadoras. 

5ª CNPM
A conferência municipal é uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o encontro é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil, representada por entidades, organizações e movimentos sociais.

A metodologia da 5ª CNPM contempla diferentes fases preparatórias, incluindo as conferências livres (28 de abril a 15 de agosto), as conferências municipais e regionais (28 de abril a 28 de julho) e as conferências estaduais e distrital (1º de julho a 31 de agosto).

Para participar, acesse a plataforma Brasil Participativo, onde estão disponíveis cartilhas, guias e materiais de apoio para a realização das etapas locais. Acompanhe também as novidades no Instagram oficial da 5ª CNPM.

 

Fonte: Ministério das Mulheres