Nesta quinta-feira (7), a ministra das Mulheres Márcia Lopes fez sua primeira visita à Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 para acompanhar de perto o atendimento às mulheres em situação de vulnereabilidade. Ela conheceu o local, a estrutura do serviço, conversou com as atendentes e destacou a importância do canal como porta de entrada para a rede de proteção e apoio à criação de novas políticas públicas para as mulheres. Atualmente, a Central conta com 288 atendentes especializadas e um quadro total de 332 profissionais na operação, incluindo supervisoras, monitoras e psicólogas.
“É um trabalho imenso pelo Brasil afora, nós queremos trabalhar muito para que esses números diminuam, porque isso vai significar autonomia, proteção, a liberdade de todas as mulheres. Mas sabemos que quanto mais a gente denunciar, mais soluções e mais respostas nós vamos criar.” declarou a ministra durante a sua visita.
A visitação, que também contou com a presença da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Estela Bezerra, faz parte das ações da campanha Agosto Lilás e também celebra os 19 anos da Lei Maria da Penha, reforçando o compromisso do Governo Federal com o enfrentamento à violência de gênero e a promoção dos direitos das mulheres.
Lançamento do Painel de Dados do Ligue 180
No mesmo dia, durante o café da manhã com jornalistas em Brasília, a ministra das Mulheres lançou o Painel de Dados do Ligue 180 – uma plataforma interativa que reúne e organiza informações sobre os atendimentos realizados pela Central de Atendimento à Mulher. A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal com a transparência ativa e com a formulação de políticas públicas baseadas em evidências.
De janeiro a julho de 2025, o Ligue 180 realizou 594.118 atendimentos via ligação telefônica (84,2%), e-mail (13,5%), WhatsApp (2,3%) e videochamada em Libras (menos de 1%). No mesmo período, foram registradas 86.025 denúncias de violência contra mulheres em todo o país, o que representa um aumento de 2,9% em relação ao mesmo período em 2024 (83.589 denúncias).
Ligue 180: mais denúncias, mais acolhimento, mais proteção
O Ligue 180 é o canal oficial do Governo Federal para denúncias de violência contra a mulher no Brasil. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, o serviço realiza acolhimento, orientação e encaminhamentos necessários para garantir a proteção das vítimas. Também pode ser acionado por WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.
Desde 2023, o canal vem passando por melhorias com foco na qualificação do atendimento e na integração com outros serviços da rede. Entre os avanços estão:
-
Lançamento do canal via WhatsApp, (61) 9610-0180, e do Painel Ligue 180, que conta com nomes, endereços e telefones de mais de 2,6 mil serviços especializados da Rede de Atendimento à Mulher;
-
Capacitação contínua das equipes, com foco em escuta qualificada;
-
Estabelecimento de um novo fluxo de encaminhamento e tratamento de denúncias junto às unidades federativas.
-
Painel de Dados do Ligue 180, uma plataforma interativa que reúne e organiza informações sobre os atendimentos realizados pela Central de Atendimento à Mulher.
Campanha Agosto Lilás
O Agosto Lilás é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres e, em 2025, ganha ainda mais força com a campanha “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas. A campanha tem como foco informar, proteger e convocar a sociedade à responsabilidade coletiva, com especial atenção às mulheres em situação de violência. Com linguagem acessível e abordagem educativa, a mobilização busca ampliar o conhecimento sobre os direitos garantidos pela legislação, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento. Saiba mais.
Fonte: Ministério das Mulheres