Ministro André Fufuca acompanha obras da primeira piscina olímpica pública do Maranhão

Esporte

O ministro do Esporte, André Fufuca, visitou nesta segunda-feira (15) as obras do Centro Aquático do Complexo Esportivo do Canhoteiro, em São Luís (MA). Ao lado do secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Celso Dias, o ministro acompanhou a evolução dos trabalhos estruturais do Complexo, que abrigará a primeira piscina olímpica pública do Maranhão.

Firmada em fevereiro deste ano, a parceria entre o MEsp e o Governo do Maranhão retomou as obras do Complexo, que ficaram 10 anos paradas. O equipamento será completamente revitalizado, e contará com duas piscinas, a de salto e a olímpica. A segunda atenderá às medidas oficiais e aos padrões internacionais, proporcionando aos atletas maranhenses um ambiente de treino qualificado e digno.

“O Maranhão receberá sua primeira piscina olímpica pública, com dimensões oficiais e padrão internacional, pronta para treinos e competições nacionais e internacionais. Sob a orientação do presidente Lula, seguimos ampliando o acesso ao esporte em todas as regiões do país, criando oportunidades e transformando vidas”, disse o ministro André Fufuca. 

O investimento, de R$ 17 milhões, precedeu um período em que todos os olhos se voltaram aos nadadores maranhenses. Em abril deste ano, Davi Ermes fez história no Campeonato Brasileiro de Natação, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), ao se consagrar hexacampeão nos 50m borboleta.

Mais recentemente, nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, o nadador maranhense Paulo Marcelo de Jesus conquistou a primeira medalha de ouro nos 400m livres masculino. Seguido pela conterrânea Stefany Amorim, que levou pra casa a medalha nos 50m peito feminino.

.
.

Andamento

Até o momento, já foram finalizadas as etapas de remoção do revestimento da piscina de salto, locação da nova arquibancada, escavações e movimentações de terra para receber a nova arquibancada, cortes e dobras das estacas e vedações internas.

Nas próximas semanas, será dado início à fase de montagem das novas formas da fundação, concretagem das fundações, recuperação estrutural da arquibancada já existente, pavimentação da área adjacente e impermeabilização das piscinas.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Fonte: Ministério do Esporte