Em sessão realizada nesta quarta-feira (21), o Ministério do Esporte participou de audiência na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados para apresentar o conjunto de políticas públicas que vêm sendo implementadas em todo o país. O ministro André Fufuca esteve presente a convite dos parlamentares e destacou os avanços alcançados em diversas frentes, com foco na inclusão, infraestrutura, excelência esportiva e preparação para grandes eventos.
Durante sua exposição, Fufuca foi elogiado pelos deputados por sua atuação à frente da pasta e apresentou uma série de programas estratégicos do Governo Federal, como a seleção e execução de projetos esportivos pelo Novo PAC, o fortalecimento do Bolsa Atleta, um dos maiores programas de patrocínio individual de atletas de alto rendimento do mundo e o apoio à candidatura vitoriosa do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027.
“Estamos aqui para apresentar um pouco do nosso trabalho. Foi um convite que prontamente aceitamos. Fiz questão de vir até aqui porque é impossível o Ministério do Esporte atuar sem a parceria com o Congresso Nacional. Temos emendas com valores expressivos e, graças a essa colaboração com o Parlamento, as ações do Ministério chegam aos quatro cantos do país. É importante mantermos um diálogo aberto, franco e sincero. Dessa forma, conseguimos implementar uma gestão exitosa, com resultados concretos”, disse o ministro do Esporte, André Fufuca.
Centros Esportivos Comunitários
Entre os destaques da apresentação, esteve o projeto dos Centros Esportivos Comunitários, que já conta com 4.754 propostas cadastradas no âmbito da segunda seleção do Novo PAC Seleções. As estruturas incluem campo society de grama sintética, quadra esportiva, pista de caminhada e parquinho infantil, sendo construídas prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. A meta é entregar cerca de mil espaços até o final de 2027.
“Do nosso ponto de vista, o Ministério do Esporte tem que atuar para aqueles que mais precisam. E é isso o que estamos fazendo. Tenho procurado ir a todas as cidades, principalmente as que estão mais distantes, porque é dessa forma que vamos fazer o esporte chegar a todos os brasileiros”.
Do nosso ponto de vista, o Ministério do Esporte tem que atuar para aqueles que mais precisam. E é isso o que estamos fazendo. Tenho procurado ir a todas as cidades, principalmente as que estão mais distantes, porque é dessa forma que vamos fazer o esporte chegar a todos os brasileiros.” André Fufuca, ministro do Esporte
Inclusão e paradesporto
No campo da inclusão, o Ministério também promove programas como o TEAtivo, para ampliar o acesso de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo à prática esportiva; o Semear+, voltado à formação paradesportiva de crianças e jovens com deficiência; e o Paradesporto Brasil em Rede, em parceria com universidades e institutos federais, com foco no desenvolvimento do paradesporto.
Futebol Feminino
Outro ponto de destaque foi o investimento no futebol feminino. O Ministério apoia iniciativas que buscam a inserção e manutenção de meninas e mulheres no esporte, o combate à discriminação e ao assédio, e a profissionalização das atletas. Já estão em funcionamento dez núcleos de formação de futebol feminino em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Pernambuco, com expectativa de criação de mais 20 unidades em 2025.
Preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027
Com a escolha do Brasil como sede oficial da Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027, o Ministério do Esporte coordena o Grupo Gestor responsável pelo planejamento e execução do evento, bem como pela estruturação da Lei Geral da Copa. O foco, segundo o ministro, está não apenas no sucesso do evento em si, mas em garantir um legado social duradouro para o esporte feminino e para a infraestrutura esportiva nacional.
Infraestrutura e obras
Na área de obras, o Ministério informou que, entre janeiro de 2023 e maio de 2025, foram concluídas, executadas ou entregues 1.801 obras de infraestrutura esportiva em todo o Brasil. Outras 1.953 estão em andamento, com previsão de entrega de mais 744 até o final de 2025. Os investimentos são viabilizados por meio de contratos de repasse com a Caixa Econômica Federal.
Excelência esportiva
O programa Revelar Talentos, lançado em 2024, já firmou 12 parcerias, com 20 núcleos, em todas as regiões do país, atendendo 576 jovens atletas em modalidades como atletismo, natação, judô e voleibol, entre outras. Já o Bolsa Atleta teve aumento no número de beneficiários, saltando de mais de 8 mil em 2023 para mais de 10 mil atletas contemplados em 2025. O orçamento do programa também cresceu, passando de R$ 160 milhões para R$ 176 milhões.
“Aqui cabe falarmos sobre a Lei de Incentivo, que merece ser melhor lapidada pelo Parlamento. Hoje, sem a Lei de Incentivo, não há Ministério do Esporte. Graças a ela, mais de um milhão de pessoas são beneficiadas em todo o Brasil. Agora, trabalhamos para que ela se torne permanente”, completou Fufuca.
Regulamentações
O ministro também abordou temas sensíveis e urgentes, como a regulamentação das apostas esportivas e dos jogos eletrônicos, além da implementação do Sistema Nacional do Esporte, do Plano Nacional do Esporte e do Fundo Nacional do Esporte (Fundesporte).
Reconhecimento do trabalho
Após a apresentação do ministro do Esporte, a presidente da sessão, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), coordenou, em blocos, as perguntas e questionamentos dirigidos ao ministro Fufuca pelos parlamentares.
Em sua maioria, os deputados reconheceram a atuação do ministro, destacando que ele é, entre os integrantes do governo, um dos que mais dialoga com o Parlamento.
Vários parlamentares alertaram para a necessidade de reforçar a equipe do Ministério para dar vazão à grande quantidade de projetos direcionados ao esporte, viabilizados com recursos oriundos das emendas parlamentares. O ministro André Fufuca agradeceu o apoio recebido do Legislativo, reconheceu o esforço de sua equipe de trabalho e reafirmou o compromisso de celeridade em tudo aquilo que estiver no domínio decisório do Ministério.
Entre os pontos destacados pelos parlamentares, a agilidade na liberação dos recursos das emendas foi um dos mais relevantes. Fufuca lembrou que a equipe técnica do Ministério do Esporte está orientada a atuar sem qualquer distinção ideológica e que, no que depender da atuação ministerial, nenhum projeto sofrerá atraso ou restrição.
A sessão foi encerrada com agradecimentos dos parlamentares pela disposição do ministro em atender ao convite da Comissão e por se colocar à disposição sempre que há demanda por parte do Legislativo.
Confira mais fotos da reunião no Flickr do Ministério do Esporte:
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte