O ministro do Esporte, André Fufuca, visitou na tarde desta quarta-feira (8) o projeto Filhos da Nação, localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília. Financiado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), o projeto oferece aulas gratuitas de canoa havaiana e stand up paddle para cerca de 300 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, de várias regiões do Distrito Federal.
Durante a visita, o ministro conheceu a história, o funcionamento, a metodologia e alguns dos jovens participantes da iniciativa. “A gente fica muito satisfeito em ver o esporte sendo tratado com essa seriedade e esse carinho. A Lei de Incentivo ao Esporte tem um papel fundamental, é por meio dela que muitos projetos como esse se tornam realidade. É uma iniciativa que abraça a base e aqueles que mais precisam, porque o esporte tem essa força: ele une, sem distinção. E o ministério está de portas abertas”, destacou Fufuca.
A LIE foi fundamental para o salto de crescimento da iniciativa. Com o apoio da legislação, o Filhos da Nação ampliou significativamente o número de beneficiados: antes com cerca de 30 alunos e apenas uma aula mensal, o programa agora passa a atender mais de 300 pessoas, divididas em dez turmas com atividades regulares.
“A Lei de Incentivo foi essencial para o crescimento do projeto. Ampliamos exponencialmente o número de participantes, e isso é muito positivo, porque queremos que as pessoas participem de maneira constante, e não esporadicamente. Ela [a LIE] nos permitiu manter a regularidade das atividades e atender mais beneficiários”, afirmou Gabriela Speziali, coordenadora do projeto.
Funcionamento do projeto
As aulas acontecem no Lago Paranoá, sempre às terças-feiras pela manhã e às quartas-feiras à tarde. Além do público infantojuvenil, formado por crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos, atendidos por instituições de acolhimento e acompanhados pela Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o projeto também atende dez adultos com deficiência, vinculados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes de Taguatinga e Ceilândia (Apaed).
Para garantir um acompanhamento completo, o Filhos da Nação conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, psicoterapeutas, educadores ambientais, atletas e professores especializados em esportes aquáticos.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte