O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, inicia nesta sexta-feira (12) uma agenda internacional na Europa voltada ao fortalecimento da radiodifusão e da conectividade, com foco em inovação tecnológica e políticas públicas para o setor. Entre os compromissos, está a participação no IBC 2025, um dos mais importantes eventos mundiais da área, que reúne expositores e congressistas de referência internacional.
O objetivo da participação brasileira é atualizar conhecimentos sobre os mais recentes avanços tecnológicos da radiodifusão na Europa, com foco em produção de conteúdo e desenvolvimento regulatório. Durante o encontro, o ministro também debaterá os avanços do Brasil com a tecnologia da TV 3.0, destacando a parceria com a academia, a inclusão de serviços públicos e outros benefícios da nova geração da televisão digital.
“A TV 3.0 é uma conquista que vai muito além da qualidade de imagem e som. Ela traz consigo oportunidades de maior interatividade, inclusão de serviços públicos e desenvolvimento de soluções inovadoras. No IBC 2025, teremos a chance de compartilhar o que já alcançamos no Brasil e, ao mesmo tempo, aprender com a experiência europeia”, destacou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
Além da participação no IBC, o ministro aproveitará a visita para dialogar com o governo holandês sobre temas estratégicos, como a instalação de data centers e a expansão de cabos submarinos, essenciais para ampliar a infraestrutura digital e a conectividade do Brasil. A agenda internacional também inclui a participação na “AESP International Experience”, em Lisboa, Portugal, quando o ministro visitará as instalações do Grupo TVI, uma das principais emissoras do país.
“Estamos estreitando a cooperação internacional e aproximando o Brasil das melhores práticas em inovação tecnológica, conectividade e radiodifusão. Essa troca de experiências é fundamental para que possamos avançar ainda mais na transformação digital do nosso país”, completou o ministro.
O EVENTO
A IBC 2025 reúne a comunidade global de mídia, entretenimento e tecnologia com o propósito de discutir tendências e moldar o futuro da radiodifusão. Em seus 14 pavilhões temáticos, os principais fornecedores do mundo apresentarão inovações de ponta, organizadas por setor de produto para facilitar a navegação, a comparação e a descoberta das soluções mais relevantes para o mercado.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações