O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participou nesta segunda-feira (19) da cerimônia de posse de André Leandro Magalhães como novo presidente da Telebras. O evento, realizado na sede da estatal, em Brasília (DF), marca a continuidade do trabalho já desenvolvido na empresa pública, que vem passando por um processo de reestruturação e retomada do protagonismo na política de conectividade do país.
Durante o discurso, o ministro destacou a importância simbólica e estratégica do momento, reforçando o papel da Telebras como braço do Estado na garantia de acesso à internet para populações vulneráveis. “Este é um momento simbólico e estratégico para a Telebras e para o Brasil. Um momento que marca não apenas a chegada de um novo presidente, mas a continuidade de um trabalho que vem sendo construído com seriedade, coragem e compromisso público”, afirmou.
O novo presidente reforçou o compromisso com a estatal e a continuidade das ações. “Estou aqui para somar, ao lado de vocês que constroem a Telebras no dia a dia. Nos últimos anos, a empresa tem passado por um processo de evolução estratégica. Dessa forma, estamos agora preparados para responder às novas demandas da sociedade e do setor público”, disse André Leandro Magalhães.
O ministro enfatizou ainda o impacto social das ações realizadas. “A Telebras voltou a levar internet para escolas públicas, comunidades indígenas, assentamentos da reforma agrária, territórios quilombolas e áreas isoladas da Amazônia Legal. Voltou a cumprir seu papel de braço estratégico do Estado para garantir que nenhum brasileiro e nenhuma brasileira fique para trás na revolução digital.”
Frederico manifestou total confiança no novo presidente da estatal. “Tenho plena confiança de que o novo presidente, André Leandro Magalhães, dará continuidade a esse caminho com competência, sensibilidade e compromisso público. O Ministério das Comunicações será parceiro nessa jornada, trabalhando em sintonia para que a Telebras continue sendo uma ferramenta estratégica do Estado brasileiro a serviço da população.”
A cerimônia também foi marcada pela projeção de novos horizontes para a empresa. A expectativa é de que, em 2025, a Telebras conquiste sua independência orçamentária, o que permitirá a liberação de cerca de R$ 1 bilhão que atualmente está retido em caixa. “Esse será um marco histórico. A conquista da independência financeira permitirá que a empresa amplie sua capacidade de investimento, com mais agilidade, mais eficiência e mais autonomia”, finalizou.
SOBRE A TELEBRAS – Criada em 1972, a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras) é uma empresa pública, sociedade de economia mista de capital aberto, que fornece soluções de conexão a diversas localidades do país e promove políticas públicas de inclusão digital.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações