O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, inicia no próximo domingo (28) uma missão oficial à Cidade do Cabo, na África do Sul, para participar da Reunião dos Ministros de Economia Digital do G20. Durante a viagem, também estão previstos encontros bilaterais com representantes de países membros do bloco, nos quais serão discutidos temas como economia digital, inteligência artificial e inclusão no mundo digital.
“Participar das discussões do G20 é uma oportunidade de posicionar o Brasil como protagonista na construção de uma economia digital mais inclusiva, inovadora e sustentável. Nosso objetivo é levar a experiência brasileira e, ao mesmo tempo, fortalecer parcerias estratégicas com outros países”, disse o ministro.
Entre os pontos a serem discutidos na Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho da Economia Digital, estão: a conectividade para o desenvolvimento digital inclusivo, infraestrutura e transformação pública digital, ecossistemas de inovação digital e MPMEs, além de inteligência artificial equitativa, inclusiva e justa. Também está prevista debates sobre IA, governança de dados e inovação para o desenvolvimento sustentável.
Ainda durante a missão oficial, Frederico de Siqueira Filho participará de reuniões bilaterais com o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão, Takuo Imagawa, e com Henna Virkkunen, vice-presidente executiva para Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia da União Europeia.
O que é o G20?
O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional, criado em 1999 para promover o crescimento econômico global e o desenvolvimento sustentável. O grupo reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana, representando 85% do PIB mundial e dois terços da população global.
Quais países fazem parte do G20?
África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia. Ademais, países e organizações internacionais convidadas pelo anfitrião também participam do G20.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações