O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participou, na manhã desta quinta-feira (21), da sessão solene realizada no Plenário do Senado Federal em celebração aos 100 anos do Grupo Globo e aos 60 anos da TV Globo. A solenidade teve como objetivo reforçar as funções política, educacional e civilizatória da circulação de informações por meio da imprensa.
“Estamos diante de uma história que se confunde com a própria trajetória da comunicação no Brasil e que marcou, de forma profunda, a vida cultural, social e política do nosso país. Celebrar o centenário da Globo é reconhecer não apenas a força de um grupo de comunicação, mas também o impacto de sua atuação no desenvolvimento das telecomunicações e da radiodifusão no Brasil”, destacou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
Na ocasião, o ministro ressaltou o trabalho que vem sendo feito para a implementação da TV 3.0, um novo padrão tecnológico que vai revolucionar a TV aberta, garantindo imagem em altíssima resolução, som imersivo, mais acessibilidade e interatividade.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a confiança construída pelo Grupo Globo. “O jornalismo, quando exercido com responsabilidade, dá voz aos que não podem falar, esclarece os fatos diante da confusão e serve de ponte entre a realidade do país e cada cidadão”, afirmou.
A sessão também contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; do presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, João Roberto Marinho; além de atores, apresentadores e jornalistas da emissora.
João Roberto Marinho, neto de Irineu Marinho – fundador do Grupo Globo em 1925 –, ressaltou os distintos papéis do Parlamento e da imprensa. “Essa dinâmica de lado a lado nem sempre é compreendida de forma tranquila por todos, o tempo todo, e isso não assusta nem deve nos assustar. Nem o Congresso é imune a críticas, nem a imprensa está acima delas. Mas a crítica não exclui o reconhecimento de valor. Ao contrário: é porque reconhecemos a importância de cada um que nos cobramos mutuamente, sempre em nome do interesse público”, afirmou.
Durante a solenidade, foi apresentado um vídeo institucional produzido pela TV Globo especialmente para o evento, mostrando parte da história do grupo e alguns de seus produtos jornalísticos e de entretenimento.
Exposição
Além da solenidade, o Congresso inaugurou a exposição “100 Anos de Globo”, gratuita e aberta ao público, que apresenta a trajetória do grupo. A mostra ficará em cartaz no Salão Negro do Congresso Nacional até o dia 29 de agosto.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações