O ministro do Esporte, André Fufuca, recebeu, nesta semana, os embaixadores da Rússia, Alexey Labetskiy, e da Sérvia, Aleksandar Ristic. As visitas reforçaram o compromisso do Brasil com a cooperação esportiva global e destacaram eventos internacionais como os Jogos do Futuro, em 2026, e a Exposição Especial Mundial EXPO 2027, em Belgrado.
Na terça-feira (5), o embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy, foi recebido pelo ministro. Durante a reunião, o diplomata ressaltou o interesse em manter os laços de cooperação já existentes entre os dois países, além de ampliar a parceria com foco na realização dos Jogos do Futuro.
O torneio será um evento multiesportivo internacional baseado no conceito “phygital” — que combina modalidades esportivas tradicionais com jogos cibernéticos e tecnologias avançadas, como inteligência artificial, informática, robótica e realidade virtual. A expectativa é reunir equipes de mais de cem países.
Já nesta quarta-feira (6), o ministro recebeu o embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristic, que apresentou a Exposição Especial Mundial EXPO 2027. O evento está previsto para ocorrer em Belgrado, entre os dias 15 de maio e 15 de agosto de 2027.
Durante os encontros, o ministro André Fufuca destacou o papel do esporte na construção de pontes entre nações. “O esporte tem um poder único de unir nações e aproximar culturas. A visita dos embaixadores da Rússia e da Sérvia reforça nosso compromisso com a cooperação internacional e o intercâmbio esportivo. Estamos abertos a parcerias que promovam inovação, inclusão, desenvolvimento e a troca de experiências entre nossos países”, afirmou.
O embaixador russo também elogiou a experiência brasileira no esporte. “Queremos reforçar nossa cooperação bilateral e multilateral no domínio esportivo, porque compreendemos que a experiência brasileira é muito válida e deve ser levada em consideração não apenas no futebol, mas também em outras modalidades nas quais podemos competir”, destacou Labetskiy.
Por fim, Aleksandar Ristic destacou a importância simbólica da exposição apresentada ao ministro para o povo sérvio. “O esporte é um dos laços que unem Brasil e Sérvia. Esse evento, para nós sérvios, é como se fossem os Jogos Olímpicos para vocês. Será uma exposição histórica.”
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte