Ministro do Esporte, André Fufuca, visita núcleo financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte em Planaltina (DF)

Esporte

O núcleo Elite Futsal em Planaltina, Distrito Federal, recebeu nesta quarta-feira (13) a visita do ministro do Esporte, André Fufuca, e de secretários da pasta que foram conhecer de perto a modalidade feminina promovida no Centro Educacional nº 3 da região administrativa. Desenvolvida pela Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (Adef), a iniciativa integra o projeto “Campeãs na Vida, Campeãs na Quadra”, e é financiada por meio de recursos captados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

“Crianças de cinco a jovens de 17 anos são atendidas neste núcleo esportivo. Núcleo esse que a gente quer levar ao Brasil inteiro. Núcleo que dê dignidade, esperança e, acima de tudo, mostre a força das mulheres brasileiras. Viva as mulheres brasileiras, viva o esporte nacional!”, afirma Fufuca.

Para a diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, Marileia dos Santos, a ex-jogadora de futebol Michael Jackson, iniciativas assim são fundamentais porque trazem oportunidades. “É muito importante para nossas meninas e nossas mulheres terem o seu espaço para poder jogar o seu futsal, que é o de que elas gostam. A mulher tem que estar onde ela quiser. E é disso que nós precisamos”, completa.

Foto: Willian Meira/MEsp
Foto: Willian Meira/MEsp

A participante do projeto Isabela, de 14 anos, sonha em ir longe na carreira futebolística. “Eu gosto de jogar futsal porque é uma coisa leve. Eu ‘peguei’ paixão assistindo a jogos e tudo o mais. Mas agora eu quero seguir [carreira] também, né?”, explica.

Jaqueline Alves, supervisora das escolinhas, considera o projeto incrível. “Socialmente falando, atendemos muitas meninas. É muito importante esse incentivo a elas para o esporte, e para nós, fazer esse projeto acontecer, porque elas veem que é possível se tornar grandes atletas por meio do esporte, e que não só meninos conseguem isso”, ressalta.

Além de trabalhar com as meninas, Jaqueline é atleta profissional da Adef. “Ver o dia a dia delas me dá esperança de que mais meninas possam ter essa realidade que eu também tive”, acrescenta.  

Campeãs na Vida, Campeãs na Quadra

O “Campeãs na Vida, Campeãs na Quadra” tem quatro núcleos: um no Cruzeiro, um em Taguatinga e dois em Planaltina, todos no Distrito Federal. O aporte do ministério ao núcleo visitado nesta quarta-feira é de R$ 431.139,00, captados pela LIE. São 200 crianças e adolescentes atendidos, de 5 a 17 anos. As aulas ocorrem no contraturno escolar, três vezes por semana.

Também participaram da visita o secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Patrick Corrêa; a secretária de Excelência Esportiva, Iziane Marques; o secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo; a presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Adriana Taboza; e a diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, Carolinne Carvalho.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte