Nesta sexta-feira (1º), o ministro do Esporte, André Fufuca, representou o presidente Lula em um importante momento para o povo brasileiro, a entrega simultânea de 1.876 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, distribuídas em seis cidades do país.
Em Açailândia, no Maranhão, Fufuca oficializou a entrega de 744 moradias nos residenciais Jardim de Aulídia 4 e 5, beneficiando diretamente quase 3 mil pessoas com habitação digna e infraestrutura completa. Na cerimônia, o ministro também anunciou a construção de um Centro Poliesportivo no Residencial Jardim Aulídia.
O evento foi realizado simultaneamente nas cidades de Pojuca (BA), Paulo Afonso (BA), Horizonte (CE), Teresina (PI) e Chapada de Areia (TO). O presidente Lula acompanhou a cerimônia a partir do Palácio do Planalto, em Brasília.
É uma honra e um privilégio representar o presidente Lula em um momento tão importante. Estamos aqui não apenas entregando uma obra de tijolo e cimento, mas sim dignidade às famílias de Açailândia.”
André Fufuca
Ministro do Esporte
“Tive minha primeira casa em 1975, e ela era menor do que as casas que estão sendo entregues hoje, com 33 metros quadrados. Quando vi casas sendo construídas sem o mínimo de respeito, sem nem uma varanda, eu me perguntava, o que custa construir uma varanda? Isso é respeito ao povo, é dignidade. Começamos, então, a pensar: por que não uma biblioteca nos conjuntos habitacionais? Todos eles terão uma, para que as crianças tenham acesso ao que os pais e avós não tiveram. A coisa mais extraordinária que toda mulher deseja é uma casa. Como um passarinho no ninho, todos queremos um lar. As crianças fazem amizades, e ter uma casa é uma tranquilidade maravilhosa. Estou sentindo hoje a emoção de vocês no meu peito, porque sei o valor de conquistar a primeira casa”, declarou o presidente Lula.
As unidades entregues em Açailândia completam o projeto habitacional do Jardim de Aulídia, que, ao final, contará com 3 mil moradias térreas geminadas. Os novos lares têm infraestrutura completa, com água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública, pavimentação e drenagem.
“É uma honra e um privilégio representar o presidente Lula em um momento tão importante. Estamos aqui não apenas entregando uma obra de tijolo e cimento, mas sim dignidade às famílias de Açailândia. Gratidão ao presidente que ousou sonhar como um nordestino e realizar o sonho do povo brasileiro e de todas as famílias que sonharam com isso a vida inteira”, afirmou Fufuca.
Das mãos do presidente Lula, a moradora Valéria Gardênia Silva recebeu simbolicamente a chave de sua nova casa, representando todos os contemplados. “Fui uma das contempladas e sou grata, muito honrada, de estar ao seu lado e receber minhas chaves das suas mãos, senhor presidente. Estou realizando meu sonho e o sonho de muitas famílias carentes do Brasil inteiro”, disse emocionada.
Esporte em Açailândia
Além da entrega das moradias, o ministro, ao lado do prefeito Dr. Benjamim, anunciou novos investimentos do Ministério do Esporte para a cidade. Dois convênios já firmados garantirão a construção de um Ginásio Poliesportivo e de um Centro Esportivo Comunitário, totalizando mais de R$ 1,9 milhão em recursos.
“Estou vendo aqui muitas mães, crianças e jovens. Vamos disponibilizar recursos para a construção de um ginásio dentro do residencial, levando moradia e esporte para as famílias que tanto merecem e que são prioridade do governo federal. Esse é o nosso compromisso com o Maranhão e com o Brasil”, declarou o ministro.
Os Centros Esportivos Comunitários têm o potencial de transformar a realidade local, levando crianças e jovens do bairro ao pódio por meio do acesso ao esporte e da promoção da dignidade. Os espaços contam com campo de futebol society, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, parquinho infantil, iluminação moderna e mobiliário urbano projetado para fortalecer os laços comunitários e incentivar uma vida mais ativa e saudável.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte