O Plano Nacional de Cuidados é uma construção conjunta com vistas a garantir o direito ao cuidado e direitos para quem cuida, a partir de ações integradas nas áreas de saúde, assistência social, trabalho, educação e direitos humanos. A prioridade das ações, segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, será dada a idosos e pessoas em situação de rua.
Nesta quinta-feira (15.05), o titular do MDS e as ministras Macaé Evaristo (dos Direitos Humanos e da Cidadania) e Márcia Lopes (das Mulheres), estiveram em reunião de alinhamento sobre o Plano Nacional de Cuidados.
“O Plano de Cuidados é uma iniciativa elaborada de forma integrada para atender as pessoas que mais precisam. Chegaremos nos municípios com ações focadas em atender pessoas idosas, mulheres e pessoas em situação de rua. Nossa proposta é que a responsabilidade pelo cuidado seja igualmente compartilhada e valorizada, da mesma forma que queremos garantir que tenham acesso ao cuidado aqueles que necessitem dele”, afirmou Wellington Dias.
A secretária nacional da Política de Cuidados e Família, Laís Abramo, o secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, e o secretário-executivo adjunto, Ranniêr Ciríaco, todos pelo MDS, participaram da reunião. O encontro também teve a presença de outros representantes das pastas das Mulheres e dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O lançamento oficial do Plano está previsto para o primeiro semestre deste ano. Após essa etapa, será possível dar início ao processo de adesão dos estados, municípios e Distrito Federal, para que possam ter acesso ao apoio do Governo Federal para a elaboração e implementação de planos locais, em consonância à Política Nacional de Cuidados.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome