MMA participa de projeto que une pesquisa científica aos saberes dos povos e comunidades tradicionais

Meio Ambiente

A secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Edel Moraes, participou, no dia 20 de agosto, em Brasília, do lançamento do projeto “Entre Ciências: Territórios de Saber em Diálogo”.

Coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o MMA e o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o projeto visa apoiar a pesquisa colaborativa e intercultural nos territórios dos povos e comunidades tradicionais, envolvendo cientistas e moradores locais.

A ideia é unir o conhecimento científico da academia aos saberes tradicionais das comunidades. Entre os objetivos, estão promover o uso sustentável e a conservação da biodiversidade, salvaguardar os sistemas de conhecimento locais e viabilizar a gestão integrada das áreas protegidas.

Para a secretária, os territórios de povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares são espaços de conhecimento comparáveis a instituições de pesquisa científicas e universidades. “Ao promover o encontro desses dois setores, o projeto ajuda a quebrar preconceitos e a fortalecer os povos e comunidades tradicionais, dando visibilidade aos territórios e contribuindo para a ciência no país”, afirmou Edel Moraes.

O projeto vai se concentrar nos biomas Amazônia e Cerrado. Serão escolhidos, inicialmente, oito territórios beneficiários. Eles vão receber estrutura para o desenvolvimento das pesquisas, como pontos de internet.

Está previsto, ainda, o pagamento de bolsas de estudo para os pesquisadores das instituições oficiais e, também, para os pesquisadores das comunidades selecionadas, que serão formados no decorrer dos trabalhos.

“A concessão das bolsas de estudos merece todo o destaque, principalmente associada à formação de pesquisadores locais. Além de estimular a participação da comunidade, isso dá mais perenidade às pesquisas”, ressaltou ela.

O projeto “Entre Ciências: Territórios de Saber em Diálogo” será executado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), tendo a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) como sub-executora. O financiamento será do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). Já o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) atuará como agência implementadora.

Além da secretária do MMA, participaram da solenidade, realizada no auditório do MCTI, a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Andrea Latgé, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, o representante da Secretaria de Gestão Ambiental do MPI, Ricardo Neves, o diretor de Serviços e Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Antônio Carlos Nunes, e a gerente de Projetos do PNUMA, Anna Fanzeres.

Após a mesa de abertura, houve o painel “Desafios da Pesquisa Intercultural e Diálogos de Saberes”, com Gersem Baniwa, Manuela Carneiro da Cunha e Vercilene Kalunga, representantes da academia e de povos e comunidades tradicionais.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima