MMA promove encontros presenciais para discutir o Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia

Meio Ambiente

Em setembro e outubro, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em conjunto com o Ministério da Fazenda (MF) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), realiza a nova rodada dos Diálogos do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio).  

O calendário será iniciado em Salvador, no dia 23 de setembro. Depois, os encontros seguirão para  São Paulo (26/9), Florianópolis (30/9) e Manaus (2/10). Durante os eventos, serão discutidas e consolidadas propostas e comentários que serão submetidos à consulta pública do plano. A iniciativa busca dar visibilidade ao PNDBio e discutir ponto a ponto como ele pode ser aperfeiçoado. Os diálogos são abertos à sociedade civil, mediante inscrição prévia. Veja abaixo como se registrar.

Para a diretora do Departamento de Políticas de Estímulo à Bioeconomia da Secretaria de Bioeconomia do MMA, Bruna De Vita, os diálogos regionais ajudam a fortalecer a Estratégia Nacional de Bioeconomia. “Os encontros são oportunidades para o plano chegar ao conhecimento de quem está no território e conhece as demandas e particularidades de cada setor. Com isso, conseguimos ampliar as contribuições e construir políticas públicas que atendam às necessidades de crescimento do país e de conservação da biodiversidade”, pontuou. 

O PNDBio traçará as diretrizes da bioeconomia brasileira para os próximos 10 anos, um passo decisivo para transformar a biodiversidade, fortalecer cadeias produtivas sustentáveis e gerar inovação em todo o país. 

Consulta pública 

A segunda etapa da consulta pública do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) está aberta até 4 de outubro de 2025. A iniciativa é conduzida pela Comissão Nacional de Bioeconomia, da qual o MMA participa junto com outros 16 ministérios e 17 instituições representativas da sociedade civil. 

A sociedade brasileira pode contribuir com sugestões sobre eixos prioritários, metas, indicadores, capítulos transversais e mecanismos de governança até 4 de outubro, pela plataforma Brasil Participativo. 

Acesse a consulta pública do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia aqui

Confira o calendário dos encontros e o link de inscrição para participar das atividades

23/09 – Salvador (BA)
Inscreva-se: https://forms.gle/zF1gdmcRzFDVPJ6t7

26/09 – São Paulo (SP)
Inscreva-se: https://forms.gle/HX5teusLtHez4uoy7

30/09 – Florianópolis (SC)
Inscreva-se: https://forms.gle/KTjVJnpY34VC12Uo8

02/10 – Manaus (AM)
Inscreva-se: https://forms.gle/bUVipzE4c4Javxar6

Além desses encontros, organizações da sociedade civil também podem promover eventos autogestionados para discutir o plano. Os interessados em receber orientações sobre a realização dessas atividades podem enviar e-mail para e .

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima