MME avança nas atividades para regulamentação da Lei de Energia Eólica Offshore

Geral

O Grupo de Trabalho de Eólicas Offshore do Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu, nos dias 18 e 20 deste mês, encontros virtuais com especialistas, representantes do setor elétrico e autoridades para debater tópicos para a regulamentação da energia eólica offshore no Brasil.

Mais do que um espaço de escuta, os encontros foram uma oportunidade para aprofundar os postos-chave da nova legislação, trazendo subsídios técnicos e estratégicos ao GT Eólicas Offshore.

Os debates também reforçaram a importância da regulamentação como instrumento para acelerar a transição energética brasileira, garantindo alinhamento com as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e de ampliação da participação de fontes renováveis na matriz energética nacional.

As sessões contaram com a participação da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) e da Consultoria RegE, convidadas a apresentar propostas e recomendações para a regulamentação da recém-sancionada Lei nº 15.097/2025 – o marco legal que estabelece diretrizes e incentivos para a expansão da energia eólica no país.

GT Eólicas Offshore

O Grupo de Trabalho Eólicas Offshore, coordenado pelo MME, tem o objetivo de coordenar as iniciativas técnicas para ações em nível federal voltadas para o desenvolvimento da fonte eólica offshore no Brasil.

O GT é composto por representantes de instituições cujas competências englobam temas relacionados aos aspectos que precisam ser considerados para o desenvolvimento de projetos eólicos offshore no país.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia