O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu, nesta terça-feira (16/07), o Vice-presidente Sênior, Chefe de Geopolítica e Assuntos Internacionais da S&P Global, Carlos Pascual, para uma apresentação sobre os impactos dos novos cenários geopolíticos na segurança energética e no avanço da transição energética no Brasil e no mundo.
Representando o ministro Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, destacou que o fortalecimento da segurança energética passa pela combinação entre diversificação de fontes, investimentos em infraestrutura e modernização regulatória.
“Nosso compromisso no MME é criar as condições necessárias para que o Brasil continue ampliando sua oferta de energia limpa e fortalecendo a segurança energética diante de um cenário global cada vez mais complexo. Precisamos transformar nossos recursos e reafirmar nossa matriz, que é uma das mais limpas do mundo, em uma vantagem estratégica para o desenvolvimento nacional”, afirmou.
Durante a palestra, Pascual destacou que o Brasil ocupa uma posição privilegiada por conta da força de sua matriz energética, altamente renovável. Apesar disso, o país também enfrenta desafios para consolidar a transição energética, especialmente no desenvolvimento de soluções que garantam flexibilidade e segurança ao sistema elétrico, como o uso do gás natural e o avanço no armazenamento de energia por meio de baterias.
O encontro reforçou a necessidade de o Brasil manter uma agenda energética focada na diversificação de fontes, no uso eficiente dos recursos disponíveis e na preparação para os desafios impostos pelas transformações geopolíticas em curso.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn