O Ministério de Minas e Energia (MME) destacou iniciativas que impulsionam a transição energética durante o Encontro dos Ministérios, promovido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). A agenda ocorreu, em São Paulo (SP), na última quarta-feira (7/05), data em que se celebra o Dia Mundial da Mineração.
O evento reuniu representantes de diversos ministérios e do setor financeiro para discutir caminhos de fortalecimento do mercado de capitais como instrumento de financiamento de projetos estratégicos de infraestrutura no país.
Representando o MME, o coordenador-geral de Minerais Estratégicos e Transição Energética no Setor Mineral, Gustavo Masili, destacou a importância da mineração brasileira no contexto da transição energética global e apresentou iniciativas em curso para ampliar a atratividade do setor junto a investidores.
Entre as ações mencionadas, estão a Política Nacional de Mineração e Transformação Mineral para a Transição Energética, o marco regulatório para debêntures de infraestrutura para o setor mineral, o Fundo de Investimento em Participação (FIP) e o Guia para o Investidor Estrangeiro em Minerais Críticos para a Transição Energética no Brasil.
“Estamos trabalhando para criar um ambiente de investimentos cada vez mais robusto, transparente e atrativo, com mais oportunidades e riscos administrados”, afirmou o representante do MME.
O MME segue comprometido em promover parcerias estratégicas e consolidar a mineração como um dos pilares do crescimento econômico sustentável e da transição energética no Brasil.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br