MME divulga resultados do Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados

Geral

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciaram, nesta sexta-feira (26/09), os resultados do Leilão nº 1/2025 para Suprimento aos Sistemas Isolados (SISOL). O certame movimentará cerca de R$ 312 milhões em investimentos e beneficiará mais de 30 mil pessoas em localidades remotas do Pará e do Amazonas. A iniciativa integra o Programa Energias da Amazônia, lançado pelo ministro Alexandre Silveira em Parintins, em 2023.

O leilão se destacou pela inovação e pela competitividade, ao trazer soluções de suprimento que combinam sustentabilidade com a inserção de fontes renováveis e armazenamento em baterias, garantindo mais qualidade no fornecimento de energia para comunidades não conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Entre os destaques está a contratação do primeiro projeto híbrido do setor associado a baterias (BESS). Em Jacareacanga (PA), serão instalados 30 megawatts (MW) de armazenamento em baterias e 18 MW de geração solar — solução equivalente à maior bateria já existente no Brasil, localizada em Registro (SP).

Segundo o secretário nacional de Transição Energética, Gustavo Ataide, os resultados reforçam o avanço tecnológico e a competitividade do setor. “Os lotes leiloados, embora pequenos, trouxeram resultados muito relevantes. Contratamos uma solução inovadora com baterias que será a maior do Brasil. Além disso, alcançamos um deságio de quase 50%, o que garante economia para os consumidores e demonstra a força competitiva do setor”, destacou.

Os projetos vencedores superaram o percentual mínimo exigido de 22% de energia renovável, alcançando média de 50% de renovabilidade. A atratividade também ficou evidente nos resultados: deságio de 22% no Lote 1 e de 47% no Lote 2 em relação aos preços iniciais, assegurando tarifas mais vantajosas ao consumidor.

A diretora de Transição Energética do MME, Karina Sousa, ressaltou que a combinação de diesel, solar e baterias representa uma inovação para as localidades atendidas, proporcionando mais confiabilidade e qualidade no suprimento. “Mesmo com lotes pequenos no Pará e no Amazonas, a prioridade é garantir segurança energética com inovação e sustentabilidade, em parceria com a ANEEL e demais instituições competentes”, disse.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia