O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira (6/05), a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.
Ao todo, estão previstos 37 estudos, distribuídos por todas as regiões do país. Desse total, 15 são inéditos e 22 correspondem a análises iniciadas em 2024 que ainda estão em curso.
Entre os principais temas abordados estão a ampliação das interligações regionais — com destaque para o aumento da capacidade de exportação do Nordeste (estudo 1) — e a avaliação da inserção de cargas de hidrogênio na mesma região (estudo 9). Ambos têm conclusão prevista para 2025.
Também merecem atenção os estudos voltados à ampliação da infraestrutura necessária à conexão de projetos de data center em São Paulo e no Sul do país (estudos 27, 28 e 32). Essa frente reforça o compromisso do MME e da EPE com o atendimento à crescente demanda por energia elétrica robusta nesse setor estratégico.
Na região Norte, serão analisadas alternativas estruturais para garantir o suprimento aos estados do Amazonas, Amapá e Roraima (estudos 4 e 6), bem como a viabilidade da integração elétrica entre Brasil e Venezuela após a conexão de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (estudo 5).
A agenda também inclui estudo voltado à possível interligação entre Brasil e Bolívia (estudo 31), sinalizando o interesse em fortalecer a cooperação energética com países vizinhos.
A íntegra da programação de estudos para 2025 está disponível aqui.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 | Email: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn