O Ministério de Minas e Energia (MME) e o governo britânico realizaram, nesta quarta-feira (25/09), uma reunião para avançar em agendas conjuntas relacionadas a minerais críticos, segurança energética e transição para uma economia de baixo carbono. O encontro reuniu representantes das duas delegações, que ressaltaram a relevância do assunto para a preparação da COP30, em Belém, no Pará.
Entre os tópicos discutidos, destacaram-se iniciativas no âmbito da Global Clean Power Alliance (GCPA, na sigla em inglês), especialmente a missão sobre cadeias de suprimento, que busca enfrentar desafios ligados à transparência de dados, diversificação de fontes, utilização de materiais secundários e estímulo a investimentos em países emergentes.
Do lado brasileiro, o MME enfatizou a necessidade de inserir a pauta dos minerais críticos não apenas na COP30, mas também em conferências futuras. Além disso, a Pasta destacou que esses recursos são fundamentais para acelerar os compromissos climáticos globais e exigem o engajamento de governos, setor privado, instituições financeiras, academia e sociedade civil.
Ambos os países reconheceram a convergência estratégica em torno do tema e manifestaram interesse em ampliar a cooperação para alcançar resultados práticos. A previsão é de que a parceria produza ações até 2028, quando ocorrerá o segundo global stocktake, possibilitando avaliar avanços e redefinir caminhos da transição energética mundial.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn