O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta quinta-feira (7/08), do evento Energia com Equidade: Mulheres no Centro da COP30 que busca reforçar o papel das mulheres na construção de uma transição energética mais justa e sustentável. A iniciativa marca um importante passo na mobilização de lideranças femininas do setor em direção à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada ainda neste ano no Brasil.
A assessora especial do MME, Mariana Espécie, destacou a importância e a promoção da equidade de gênero nas políticas públicas de energia e clima. “Falar de transição energética justa é também falar de equidade de gênero. As mulheres têm um papel estratégico na construção de soluções mais inclusivas, porque vivenciam, em suas realidades, os impactos sociais da desigualdade energética. Ao fortalecer essas vozes, ampliamos as possibilidades de inovação e justiça. Esse evento é uma oportunidade de construirmos um caminho para que a COP30 leve ao mundo uma mensagem clara, de que nenhuma transformação será completa se não for feita com todas nós”, disse.
Durante o evento, foi apresentada a Carta das Mulheres da Energia para a COP30 que expressa o compromisso coletivo com a inclusão de gênero nas decisões estratégicas do setor energético e climático. O documento será levado à COP30 como um símbolo da união e da atuação propositiva das mulheres brasileiras na pauta da justiça climática.
A realização do evento faz parte das ações promovidas pelo Pacto Nacional pela Equidade de Gênero na Energia, firmado em 2004, que reúne 17 organizações e movimentos de mulheres do setor, representando mais de mil profissionais em todas as regiões do país. O Pacto busca ampliar a ocupação de espaços de decisão por mulheres, além de fomentar a troca de boas práticas e incentivar programas colaborativos com foco em inclusão, diversidade e justiça social.
Os presentes puderam acompanhar, ainda, painéis temáticos que debateram a importância de incorporar a perspectiva de gênero nas decisões estratégicas do setor. Participaram do evento especialistas, lideranças do setor energético e representantes de organizações nacionais e internacionais.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn