Como reforço da estratégia de impulsionar o turismo por todo o Brasil, o Ministério do Turismo vai investir mais R$ 5,7 milhões na Região Norte do país. Na última sexta-feira (12.09), o ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou a ordem de serviço para a construção do Complexo Turístico de Água Azul do Norte, município localizado no sul do Pará.
“Investir no turismo do interior do país é gerar emprego, renda e qualidade de vida para a população. Água Azul do Norte tem um enorme potencial para receber turistas e mostrar ao Brasil e ao mundo suas belezas naturais”, destacou o ministro Celso Sabino durante a assinatura da ordem de serviço.
O futuro complexo turístico vai organizar e valorizar esse patrimônio natural, oferecendo espaços para lazer, convivência e eventos culturais, além de atrair visitantes e movimentar o comércio local.
INVESTIMENTOS PELO BRASIL – A obra em Água Azul do Norte faz parte de um esforço do governo federal para fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico. De 2023 a 2025, o Ministério do Turismo apoiou 958 obras de infraestrutura turística, com investimentos que somam R$ 1,51 bilhão em todo o país.
“Com ações como essa, o MTur reforça sua estratégia de levar apoio de Norte a Sul do Brasil, garantindo que o turismo chegue a municípios de pequeno porte e potencialize o desenvolvimento regional”, reforçou o ministro.
NATUREZA A SER DESCOBERTA – Com rios de águas cristalinas, nascentes na Serra da Seringa e paisagens ainda pouco conhecidas, Água Azul do Norte tem potencial para se tornar um novo polo de ecoturismo na Amazônia. A cidade é ponto de partida para trilhas, banhos de rio e observação de fauna e flora, proporcionando uma experiência de imersão na natureza.
AGENDA – Durante a visita a municípios paraenses o ministro Celso Sabino esteve na Feira Agropecuária de Novo Repartimento, uma das maiores feiras do setor agro do sul e sudeste do Pará. O evento é um importante motor de movimentação econômica, reunindo produtores rurais, comerciantes, prestadores de serviços e turistas em uma grande celebração das tradições do campo, gerando emprego e renda para a região.
O ministro também participou da feira do município de Tucumã, na tradicional cavalgada do município, que atrai cavaleiros e visitantes de todos os municípios da região Sul do Estado.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo