Na 5ª CNPM, mostra estimula economia solidária e criativa fomentada pelas mulheres

Geral

A economia criativa das mulheres também é destaque na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que acontece nesta semana em Brasília. A Mostra de Economia Solidária e Criativa conta com estandes com artesanatos, jóias indígenas, tecidos com estampas africanas, cosméticos naturais, entre outros, revelando as diversas estratégias para a autonomia econômica impulsionada pelas mulheres no país. 

Aos 53 anos, Maria Rosimar Carvalho Messias Maia, conhecida como Rose, nasceu no interior do Maranhão e, hoje, mora com a família numa cidade próxima ao Distrito Federal, Ela contou que há 30 anos vive da comercialização de produtos da cultura indígena. Rose celebra o retorno da Conferência após 10 anos e a possibilidade do contato “caloroso com mulheres que vêm de fora”. “Elas são uma força poderosíssima e adoro estar junto com elas”, disse a indigenista que integra o Instituto Ecovida.

A artesã Edjane Cabral da Silva, 59, contou que aprendeu o ofício com a avó. Ela pontuou que expor na Conferência é a oportunidade de levar sua cultura para pessoas de diferentes partes do país. “A gente troca experiências com outros artesãos e com outras pessoas que vêm de fora e ajuda a divulgar a nossa cultura”, declarou. 

Francinete Braga é de Pedreiras, a 280 quilômetros de distância de São Luiz, capital do Maranhão e conta com orgulho que vive da venda de produtos naturais, sabedoria ancestral que herdou da mãe. Militante do Movimento de Mulheres, a empreendedora destacou como fundamental a oportunidade dada às mulheres artesãs empreendedoras ter mais esse espaço para divulgar e vender seu trabalho. “Principalmente para mim, uma mulher preta mãe solo e que sou arrimo da casa, é de suma importância. Todo mundo tá vendendo, divulgando e mostrando seu produto para o Brasil inteiro”, salientou agradecida pela oportunidade. 

Já Tatiana Monteiro, de São Paulo, produz e comercializa cosméticos 100% naturais há três anos. Ela conta que a conexão e o respeito à natureza a mobilizaram para empreender. “A ideia é plantar a consciência de que a natureza tem tudo que a gente precisa. Estar na Conferência é uma super oportunidade de expandir mais meu trabalho e a consciência ambiental”, declarou. 

Mostra de Economia Solidária e Criativa 

A Mostra de Economia Solidária e Criativa está instalada no espaço da 5ª CNPM, que acontece até esta quarta-feira (1/10), em Brasília, e é parte das atividades preparadas pelo Conselho Nacional de Direitos da Mulher e o Ministério das Mulheres para as participantes. 

Sobre a 5ª CNPM

Realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres marca a retomada, após quase dez anos, da principal instância de participação social para a construção das políticas de igualdade de gênero no Brasil. Organizada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, com apoio da Fiocruz, a conferência reúne mais de 4 mil participantes de todo o país, mobilizadas em etapas municipais, estaduais, regionais e livres. O encontro é um espaço democrático de escuta, pactuação e controle social, reafirmando o compromisso do Governo Federal com a cidadania, a democracia participativa e os direitos das mulheres em toda a sua diversidade. Saiba mais: gov.br/mulheres/5cnpm. 

Atendimento exclusivo à imprensa:

Email: imprensa@mulheres.gov.br 

Tel.: (61) 2027-3676 | (61) 98653-0020

 

Fonte: Ministério das Mulheres