Na abertura do Futurecom, Ministério das Comunicações destaca políticas nacionais para transformação digital do Brasil

Geral

O Ministério das Comunicações destacou, nesta terça-feira (30), durante a abertura da 30ª edição da Futurecom, em São Paulo, as iniciativas para construção de políticas nacionais que promoverão a transformação digital do Brasil.

O secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, apresentou as ações que incluem as Políticas Nacionais de Conectividade em Rodovias, de Cabos Submarinos e de Data Centers. Cada uma delas abre espaço para que a sociedade civil e especialistas opinem e contribuam com sugestões.

“Nossa estratégia é atrair mais investimentos para o Brasil, promover a interiorização e a distribuição geográfica desses ativos. Ter mais pontos de ancoragem de cabos e data centers espalhados pelo Brasil significa mais resiliência, menor latência e a criação de novos polos de desenvolvimento tecnológico”, exemplificou o secretário.

Hermano Tercius destacou ainda que a conectividade se tornou a infraestrutura da oportunidade, deixando de ser um luxo para se tornar o novo nome da cidadania. Diante disso, reforçou o papel dos gestores públicos na missão de garantir a inclusão digital de todos os brasileiros.

“Estar conectado é ter acesso à educação, à saúde, ao trabalho e à própria essência da vida em sociedade. Nossa responsabilidade é garantir que essa oportunidade não seja um privilégio de poucos, mas um direito de todos. E isso não se alcança com palavras, mas com ação. Com um trabalho metódico, consistente e, acima de tudo, com entregas que transformam a realidade na ponta.”

Para aprofundar o debate sobre as iniciativas citadas, o secretário Hermano Tercius convidou todos para o “Workshop Internacional – Cabos Submarinos e Data Centers”, que será realizado no próximo dia 9 de outubro, na sede do Ministério das Comunicações. O encontro reunirá diversos ministérios, além de especialistas internacionais do Reino Unido, Estados Unidos e Portugal.

Sobre o Futurecom

Um dos maiores hubs de conectividade, tecnologia e inovação da América Latina, o Futurecom chega à sua 30ª edição. O evento é considerado estratégico por reunir empresas, governo, academia e sociedade.

O Futurecom acontece entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista, com mais de 500 palestrantes em 200 horas de conteúdo.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações