Na China, Brasil apresenta programas de inclusão digital e reforça liderança em inovação

Geral

O Ministério das Comunicações (MCom) representou o Brasil no 6º BRICS Fórum de Inovação em Redes do Futuro, realizado nos dias 28 e 29 de abril, em Shenzhen, na China. O evento reuniu especialistas e autoridades das cinco nações do bloco para debater os caminhos da transformação digital global. Como país que ocupa a presidência rotativa do BRICS em 2025, o Brasil teve papel de co-anfitrião no encontro.

Com foco em temas estratégicos para o desenvolvimento tecnológico, o fórum foi dividido em quatro subgrupos temáticos: conectividade universal e significativa, sustentabilidade espacial, ecossistemas digitais e inteligência artificial. O Ministério das Comunicações participou ativamente das discussões e da abertura oficial do evento.

“Acreditamos que, ao compartilhar políticas públicas e boas práticas em áreas como conectividade e inteligência artificial, estamos pavimentando o caminho para um futuro mais inclusivo, próspero e conectado”, afirmou o coordenador-geral Renato Gomes, chefe da delegação brasileira no evento.

Ao lado dele, o também coordenador-geral Thyago Braun participou da mesa redonda sobre conectividade significativa, onde apresentou as iniciativas do Governo Federal que estão levando internet de qualidade a escolas, comunidades remotas e áreas vulneráveis no Brasil.

“No Brasil, a conectividade não é apenas um objetivo tecnológico — é um imperativo social. É uma ferramenta essencial para promover educação, saúde, inclusão e desenvolvimento econômico”, destacou Braun.

O Fórum é uma atividade paralela ao Grupo de Trabalho de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) do BRICS, coordenado pelo MCom. Os debates e propostas surgidas durante o encontro servirão de base para a próxima reunião do GT-TIC, marcada para os dias 29 e 30 de maio, em Brasília, e que poderá consolidar consensos estratégicos para os cinco países do bloco.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações