Na China, Brasil mostra protagonismo em políticas públicas de inclusão digital

Geral

O programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações, foi um dos destaques da Conferência de Intercâmbio sobre Desenvolvimento Integrado da Internet Industrial Global, realizado em Shenyang, na China. A iniciativa foi apresentada pelo secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, que destacando o Brasil como referência em políticas públicas de inclusão digital e de conectividade.

Tercius integrou o painel “Indústria Inteligente para Conectividade Global” e apresentou o programa, que é reconhecido internacionalmente por reduzir desigualdades digitais e ampliar a infraestrutura de fibra óptica na Amazônia.

“No Brasil, o programa Norte Conectado implanta 12 mil km de cabos de fibra óptica subfluviais no coração da Amazônia. Estamos criando a infraestrutura para uma bioeconomia 4.0, transformando a riqueza da biodiversidade em produtos de alto valor agregado, de forma sustentável, gerando emprego e renda”, disse Hermano Tercius.

O secretário também destacou o protagonismo do Brasil em fóruns internacionais, liderando o G20 e o Brics, e enfatizou a visão estratégica do país para conectividade:

“A transformação digital deve servir a um propósito maior: o desenvolvimento humano e a redução das desigualdades. Em vez de erguer muros, o Brasil acredita na construção de pontes digitais e industriais, baseadas no multilateralismo e no comércio justo”, afirmou.

A participação do Brasil na conferência, a convite da China Economic Information Service, Xinhuanet e do Shenyang Bureau of Industry and Information Technology, reforça o compromisso do país com políticas inclusivas de conectividade, defesa de um ambiente online mais seguro e promoção do diálogo multilateral como base para prosperidade compartilhada e sustentável.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações