Na Expointer 2025, o Programa Nacional de Bioinsumos fortalece o debate sobre a sustentabilidade na agropecuária brasileira

Agronegócio

O Programa Nacional de Bioinsumos (PNB), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi apresentado no dia 1º de setembro, durante o encontro “Cenários e Oportunidades em Bioinsumos”, evento dedicado ao debate sobre sustentabilidade, produção de leite e políticas territoriais. A iniciativa fez parte da programação da Expointer, que acontece em Esteio (RS) até o dia 7 de setembro.

O encontro também trouxe experiências práticas do uso de bioinsumos na agricultura familiar, reforçando o papel destes como uma alternativa sustentável e estratégica para reduzir a dependência de insumos externos, diminuir custos e gerar renda no meio rural, ao mesmo tempo em que contribui para a conservação ambiental e para a transição a sistemas de produção mais sustentáveis.

Durante a apresentação do PNB, a coordenadora-geral de Bioeconomia do Mapa, Valéria Burmeister Martins, ressaltou a transversalidade dessa política e a importância das integrações entre setores públicos e privados para seu desenvolvimento, além de atualizar os participantes sobre o andamento do processo de regulamentação da Lei de Bioinsumos.

Programa Nacional de Bioinsumos

Instituído pelo Decreto nº 10.375/2020, o Programa Nacional de Bioinsumos (PNB) tem como objetivo promover a inovação e ampliar o uso de bioinsumos na agricultura brasileira, fortalecendo a sustentabilidade dos sistemas produtivos.

O programa articula governo, setor produtivo, academia e sociedade civil para desenvolver e disponibilizar soluções biológicas que aumentem a eficiência e a competitividade do setor agropecuário. Além de atender à agricultura convencional em larga escala, o PNB é estratégico para a agricultura familiar.

Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária