O nível de emergência da Barragem Forquilha III foi reclassificado de nível 3 para nível 2, conforme avaliação técnica conduzida pela Superintendência de Segurança de Barragens e Pilhas da Agência Nacional de Mineração (ANM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da documentação enviada pela Vale S.A. A análise, que permitiu maior alinhamento entre os modelos de análise e condições reais da barragem, apresenta avanços significativos na caracterização geotécnica da estrutura, como novas investigações de campo, ensaios laboratoriais e calibração da rede de fluxo com dados de instrumentação.
O MME, por meio da Agência, reafirma seu compromisso com a fiscalização das estruturas da mineração e adoção de todas as medidas necessárias para garantir a proteção dos trabalhadores, da população e do meio ambiente.
Mesmo com a redução do nível de emergência, a estrutura ainda exige monitoramento constante. A Agência determinou que os trabalhos de descaracterização devem continuar a ser realizados exclusivamente com equipamentos operados remotamente, de forma a preservar a segurança dos trabalhadores. Qualquer intervenção presencial na barragem só pode ocorrer mediante protocolos com autorização técnica prévia e acompanhamento permanente.
A Zona de Autossalvamento da estrutura segue evacuada e a Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) mantém Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn