No encerramento do 8º Festival da Farinha, Seict premia vencedores do Campeonato Gamer Farinova

Acre

Reafirmando a parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, o governo do Acre marcou presença em mais um festival na capital do Juruá. A 8ª edição do Festival da farinha se encerrou neste sábado, 30, e o governo foi parceiro através das Secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Educação (SEE), Obras Públicas (Seop), Polícia Militar, Bombeiros, Samu e Detran.

Show do cantor Evoney fernandes encerrou o 8º Festival da farinha em Cruzeifro do Sul. Foto: Édson Fernandes/Secom

A Seict manteve a linha de ação dos demais eventos e trouxe para o festival local, o Campeonato Gamer Farinova e a Caça ao QR Code, agitando o estande com muita diversão, emoção e juventude, despertando o olhar competitivo e o dom na modalidade de gamers aos jovens presentes na competição.

Seict inova mais uma vez e traz a 1ª edição do Farinova ao Festival da Farinha. Foto: Édson Fernandes/Secom

Finalizando mais um evento inovador da pasta, o campeonato ofereceu um total de R$ 7 mil em premiações, garantindo aos participantes, além de muita competitividade e aprendizado, prêmios que incentivam e valorizam seus esforços frente aos desafios eletrônicos.

Farinova foi o campeonato gamer inovador no festival da Farinha 2025. Foto: Édson Fernandes/Secom

Para o Secretário da pasta, Assurbanípal Mesquita, é importante unir tradição e inovação, razões pelas quais o governo idealizou o Farinova: 

“É uma alegria imensa estarmos aqui no 8º Festival da Farinha, trazendo pela primeira vez o Farinova, unindo tradição e inovação. A farinha, que é símbolo da nossa identidade cultural, agora se encontra com a tecnologia e os games, mostrando que o Acre pode valorizar suas raízes e, ao mesmo tempo, investir no futuro. Esse momento representa inclusão digital, juventude e inovação no coração do Juruá. Que o Farinova cresça e se consolide como parte desta grande festa”, destacou.

Prestigiando a final da competição, o prefeito Zequinha Lima ressaltou que Cruzeiro do Sul está aberta às novas tecnologias e inovações: “O Festival da Farinha já é um marco para a cultura e a economia da nossa cidade, e hoje ganha ainda mais força com o Campeonato Gamer Farinova. Essa nova atração mostra que Cruzeiro do Sul está conectado ao futuro, abrindo espaço para os games, a tecnologia e a juventude. Quero parabenizar todos os parceiros que acreditaram nesse projeto e desejar sucesso aos nossos jovens, que são os grandes protagonistas deste momento histórico”, finalizou.

Janaína Terças, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, frisou a importância de atividades dessa natureza: 

“O 8º Festival da Farinha mostra a força do nosso povo, e o Farinova chega para somar, trazendo a tecnologia para dentro dessa grande festa. Integrar cultura, tradição e inovação é um passo ousado, que coloca Cruzeiro do Sul em destaque. Este momento valoriza a juventude e projeta o nosso município para o futuro. Parabéns aos organizadores e, principalmente, aos jovens que fizeram parte dessa jornada”.

Janaína Terças (à direita) destacou: ” O Farinova trouxe a tecnologia para dentro do festival”. Foto: Édson Fernandes/Secom

Vibrando com o sucesso do Farinova em Cruzeiro do Sul, Alcyr Costa, Coordenador da Seict no Juruá frisou: 

“Quero parabenizar o governador Gladson Camelí, o secretário Assur e o prefeito Zequinha pela parceria que tornou possível trazer para dentro do 8º Festival da Farinha, esse campeonato gamer, pois, é um evento que cria oportunidades e dá protagonismo à juventude do Juruá. É a ciência, a tecnologia e a inovação caminhando lado a lado com a tradição da nossa farinha. Essa integração é o que faz a diferença, valorizando nossas raízes, sem deixar de olhar para o futuro. Que todos aproveitem essa experiência inédita”.

Para Alcyr Costa, (à esquerda), “o evento traz o protagonismo à juventude do Juruá”. Foto: Édson Fernandes/Secom

Campeões da 1º edição do Farinova

Na modalidade Clash Royale, a equipe Colleman ficou em primeiro lugar, seguindo da Rick Boys, em segundo. Na disputa da categoria Brawl Star, os campeões foram: Reply Tontem e Brawl do Biron.

A equipe campeã do Free Fire foi Unknow, e o segundo lugar ficou com a End Game. Já na modalidade Fifa, o campeão foi Thaisson Costa, seguindo de Flávio Castro e Vinícius Pinheiro. Na tradicional Caça ao QR Code, o campeão foi o participante Guilherme Ferreira.

Na Caça ao QR Code, Guilherme Ferreira foi o campeão e ganhou um notebook. Foto: Édson Fernandes/Secom

O governo do Acre segue apoiando os festivais e as festas em todos as regionais e municípios, fortalecendo as parcerias e contribuindo para o crescimento cultural e econômico, priorizando as pessoas, investindo em tecnologia e inovação, sem deixar de lado as tradições que fazem parte da história popular.

Fonte: Governo AC