O segundo episódio do videocast Nosso Patrimônio vai ao ar nesta quinta-feira (14/08), às 19h30, no Canal Gov, e terá como convidados a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o rapper e artista brasiliense GOG em uma conversa sobre a importância do reconhecimento e da preservação dos patrimônios negro e indígena no Brasil. O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, conduz o debate.
O bate papo aborda o reconhecimento da contribuição das populações negra e indígena para a construção do nosso Patrimônio e se o Estado o reconhece da maneira devida. Além disso, representantes da sociedade civil dão seu depoimento sobre a importância de terem suas manifestações culturais reconhecidas pelo Estado Brasileiro.
Mulher, negra, periférica e ministra, Anielle Franco ressaltou durante o programa que patrimônio é memória e, por isso, as realizações e vivências da população negra não podem ser deixadas para trás. “Um país que não tem memória é um país que comete os mesmos erros. Quando falamos que somos memória e patrimônio, é para a gente não esquecer quem veio antes de nós e se sentir representado por isso. É também lembrar aqueles que lutaram e tombaram diante de tanta dor e luta”, disse a ministra.
Produzido em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e exibido na TV aberta pelo Canal GOV, o videocast “Nosso Patrimônio” terá, ao todo, quatro episódios ao longo do mês de agosto, o mês do patrimônio.
O primeiro episódio do “Nosso Patrimônio”, lançado em 7 de agosto e que teve participação da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e do presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Gabriel Magno, está disponível no YouTube do Iphan.
Além das datas de estreia de cada episódio, o videocast terá reprises na programação do Canal GOV, nas sextas-feiras à 0h30, 3h30, 9h e 14h; nos sábados às 18h30; e à meia-noite (0h) dos domingos para as segundas. Os episódios também terão espaço na programação da Rádio GOV e poderão ser assistidos nos canais do YouTube do Canal GOV e do próprio Iphan.
Fonte: Ministério da Cultura