O Ministério do Esporte encerrou nesta sexta-feira (23) o segundo ciclo de reuniões virtuais do Grupo de Trabalho de Esporte do BRICS. Os encontros têm como foco a elaboração de um memorando de entendimento que visa estabelecer uma base sólida para a cooperação esportiva entre os países membros do bloco, agora em sua composição ampliada.
O BRICS, que inicialmente era composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, expandiu-se e agora inclui também Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã como membros plenos.
O principal objetivo desses encontros é fortalecer a cooperação esportiva no âmbito do BRICS, promovendo o desenvolvimento por meio do esporte e da atividade física e servir de base para a construção de diretrizes concretas que tornem o BRICS mais coeso e representativo na área esportiva.
“O saldo obtido até aqui pelo nosso Grupo de Trabalho é muito positivo. Conseguimos, pela primeira vez, reunir países que ainda não tinham participado das negociações da estrutura do memorando de entendimento. Então, alinhavamos essas sugestões e inserimos no texto as contribuições dos representantes dos novos países que agora integram o Bloco”, explicou o secretário Nacional do Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Araújo, que é o responsável pelas negociações da pauta esportiva dentro do BRICS.
Entre os temas presentes no memorando estão a implementação de projetos esportivos multilaterais, valorização dos esportes tradicionais, compartilhamento de pesquisas, dados e tecnologias no campo esportivo, criação de mecanismos de cooperação técnica, congressos e capacitações conjuntas, entre outros assuntos.
“A gente espera que nas reuniões da semana que vem, já com todas as sugestões compiladas, consigamos, finalmente, chegar a um texto definitivo do memorando de entendimento, que vai ser assinado no início de junho, na reunião dos ministros do esporte dos países que integram o BRICS. Será uma entrega relevante dentro do período em que a presidência do Bloco está com o Brasil”, concluiu Fábio.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte