O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) por meio da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), lançou a versão atualizada do Monitora MDS, com mais funcionalidades, integração e transparência. A ferramenta é utilizada para verificar o alcance das políticas sociais desenvolvidas pela pasta e o impacto na vida dos brasileiros em vulnerabilidade social.
“Nós estamos nos atualizando cada vez mais para garantir que as políticas sociais cheguem aos que mais precisam. Esta é mais uma ferramenta de apoio ao nosso trabalho no combate à fome e redução das desigualdades”, afirmou o titular do MDS, Wellington Dias, que prestigiou o lançamento.
Acesse o Monitora MDS
Na nova versão do Monitora MDS, passam a ficar disponíveis painéis inéditos dedicados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), considerados essenciais para a realização das políticas sociais e da segurança alimentar e nutricional em todo o país.
Outra novidade é a integração do painel com a Abordagem Integrada. Agora, é possível acompanhar em tempo integral, em um só local, o andamento completo do Planejamento Estratégico Institucional (PEI), incluindo ações estruturantes da gestão, além das metas já apresentadas no Monitora MDS.
Além disso, para qualificar ainda mais o uso dos dados, a Sagicad lançou o Boletim Monitora MDS, uma publicação mensal que já conta com oito edições. O boletim traz análises qualificadas dos dados apresentados no painel e de temas estratégicos de uso das políticas sociais. A ação permite que todos os cidadãos interessados tenham a oportunidade de acompanhar as entregas relacionadas aos principais programas do MDS.
No evento, o secretário de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Rafael Osorio,enfatizou a necessidade de promover transparência. “Este é um ministério que presta conta de suas ações e, hoje, estamos lançando esta ferramenta que está disponível para nós e para o público”, pontuou.
Monitora MDS
Lançado em 2023, o Monitora MDS é um painel intuitivo que apresenta de maneira visual indicadores das políticas públicas sociais que compõem o Planejamento Estratégico Institucional (PEI). A ferramenta traz informações sobre objetivos, metas e resultados alcançados em iniciativas como o Cadastro Único, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Programa de Aquisição de Alimentos, Cisternas e Fomento Rural.
A finalidade é favorecer o acompanhamento das principais entregas do Ministério, o alcance das metas pactuadas no PEI e no Plano Plurianual (PPA), além de indicadores complementares customizados para cada programa.
Homenagem
Os secretários do MDS e representantes de várias equipes da pasta fizeram uma homenagem ao ministro Wellington Dias pelo trabalho realizado para o Brasil sair do Mapa da Fome. Durante o lançamento do Monitora MDS, o titular foi ovacionado e parabenizado por seu empenho à frente do Ministério.
“Temos que comemorar cada conquista, cada passo que nosso país dá em direção a redução da escassez. Somos bicampeões em sair do Mapa da Fome e nosso trabalho continua para elevar a qualidade de vida da nossa população”, disse.
O anúncio da saída do Brasil do Mapa da Fome foi feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) em julho. O resultado reflete a média trienal 2022/2023/2024, que colocou o país abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente. A conquista foi alcançada em apenas dois anos, tendo em vista que 2022 foi um período considerado crítico para a fome no Brasil.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome