Novo CadÚnico do MDS é premiado com troféu HDI 2025

Geral

A plataforma do Novo Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) foi vencedora na categoria “Melhor Caso de Uso de Tecnologia” do Troféu HDI Brasil 2025, premiação focada em iniciativas inovadoras em gestão de serviços de TI e atendimento.

Para Rafael Osorio, secretário de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) do MDS, a conquista é muito significativa e coroa os trabalhos realizados pelas equipes da pasta em prol da atualização de ferramentas que garantam a efetividade das políticas de assistência social. “O prêmio é um reconhecimento da competência técnica da equipe Sagicad, e nos estimula a continuar aprimorando o Cadastro Único para oferecermos um serviço com cada vez mais qualidade e segurança para a população”, celebra. 

Esta é a segunda vez que a Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS é reconhecida com este prêmio. A primeira ocorreu em 2019, com o aplicativo Meu CadÚnico.

O  MDS estruturou um processo de capacitação à distância para mais de 40 mil operadores do Cadastro Único em todo o país. Essa formação passou a ser obrigatória para quem utiliza o novo portal, elevando a qualidade e a padronização do atendimento às famílias.

Outra ferramenta disponível dentro da plataforma é o Portal Analytics do CadÚnico, que permite aos coordenadores municipais e estaduais acompanhar indicadores estratégicos e monitorar ações de qualificação em curso nos municípios.

O Novo CadÚnico é considerado um marco na modernização da gestão social no Brasil. Entre os avanços tecnológicos apresentados estão:

  • Integração automática com as bases do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para atualização de renda;
  • Integração com o Sistema Presença para atualização de informações de escolaridade;
  • Integração com as bases de óbito do SIRC;
  • Inclusão de informações da TRIA sobre insegurança alimentar;
  • Conexão com dados do Prontuário SUAS para identificar famílias em situação de violência ou restrição de direitos;
  • Aplicativo para coleta offline de entrevistas.


Saiba mais aqui

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome