Em seus 35 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) carrega a marca de ser uma das maiores conquistas sociais do Brasil. Agora, essa história ganha novos capítulos com o Eixo Saúde do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado em 2023 pelo governo do presidente Lula e desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Por todos os cantos do país, obras erguem um futuro que parecia distante para comunidades de vazios assistenciais.
No pequeno povoado quilombola de Junco da Lage Nova, no interior da Bahia, a placa de identificação da Unidade Básica de Saúde (UBS) destaca o nome de Francisca da Silva Hortêncio, a conhecida Dona Kenininha. O nome é uma homenagem a comerciante que, até sua morte em 2008, acolhia todos que passavam por sua venda Irmã Dulce. “Ela sempre recebia deficientes visuais, idosos, agentes de saúde. Todos saíam de lá com um lanche ou um prato de comida”, recorda a neta, a enfermeira Jakeline Hortêncio.
A UBS de Junco da Lage Nova, erguida em menos de doze meses, é uma das obras contempladas pela primeira seleção do Novo PAC em 2024. Moderna e multifuncional, atende a população local, além de moradores do município vizinho de Cansanção, que tem cerca de 40 mil habitantes. “Esta unidade é o xodó do município”, orgulha-se a assessora técnica Maria Olívia Costa.
Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Cansanção
Histórias parecidas se repetem em outros cantos do país. No Maranhão, a população de Buriti Bravo recebeu, em 2025, duas novas unidades de saúde: a UBS Diolindo Pereira de Araújo, no povoado Juçara, e a UBS Perine Costa Santos, em Coluna. “Antes, o atendimento acontecia em escolas, debaixo de árvores e até nas casas de agentes de saúde. Eles não acreditavam que a obra pudesse ser verdade. Aqui ninguém chama a UBS de unidade básica, para nós é um hospital”, resume a secretária municipal de saúde, Lucimar Sá.
Na inauguração da unidade de saúde Diolindo Pereira, crianças fizeram cartazes coloridos e leram uma carta aberta de agradecimento. “Saúde é um direito de todos. Hoje celebramos o cuidado. Juçara agora escreve uma nova história”, destacavam as mensagens.
Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Buriti Bravo
De Norte a Sul, são mais de duas mil UBS previstas pelo Novo PAC, equipadas com salas de telessaúde, espaços para equipes multiprofissionais e projetos sustentáveis. Mais do que tijolos e concreto, cada obra simboliza a renovação do compromisso firmado há 35 anos: garantir que saúde pública de qualidade seja direito de todos os brasileiros.
Bianca Estrella
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde