O Ministério das Comunicações autorizou, nesta segunda-feira (28), a retransmissão de novos canais de TV digital em Goiânia (GO), Macapá (AP) e Porto Velho (RO). As outorgas foram publicadas no Diário Oficial da União e representam mais um passo para ampliar o acesso da população à televisão aberta e gratuita com qualidade digital.
“A expansão dos canais digitais reforça o compromisso do Ministério das Comunicações em garantir que mais brasileiros tenham acesso a uma televisão aberta, gratuita e com qualidade. Ampliar o sinal digital significa levar mais informação, educação e entretenimento a regiões que ainda enfrentam dificuldades técnicas de cobertura. Nosso trabalho é conectar o Brasil, com inclusão e modernidade”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Em Goiânia e Porto Velho, a autorização foi concedida à Rede Metropolitana de Rádio e Televisão. Já em Macapá, o serviço será prestado pelo Sistema de Comunicação Pantanal.
Com a publicação, as empresas responsáveis deverão agora obter a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitar o licenciamento das estações no prazo regulamentar.
O que é RTV?
O serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) permite ampliar o alcance dos sinais de estações geradoras, levando a programação a regiões que, de outra forma, receberiam o sinal com baixa qualidade ou sequer o receberiam. As retransmissoras podem veicular sinais de emissoras comerciais ou educativas.
As autorizações podem ser concedidas em caráter primário (com proteção contra interferências) ou secundário (sem proteção), mas, em ambos os casos, têm caráter precário por serem serviços auxiliares ao de radiodifusão de sons e imagens.
Com essas novas autorizações, o Ministério das Comunicações reforça seu compromisso de garantir mais qualidade e acesso à informação para a população brasileira.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações