A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), iniciou a etapa prática do curso de direção defensiva nesta sexta-feira, 22, no Arena do Juruá/Centro de Eventos Orleir Cameli, em Cruzeiro do Sul, voltado à capacitação de motoristas que atuam no atendimento de urgência e emergência. A iniciativa tem como objetivo aprimorar habilidades de condução segura, prevenir acidentes e fortalecer a atuação dos profissionais em situações críticas.
Na aula prática, os agentes participantes aplicaram os conceitos aprendidos na etapa teórica, realizada na quinta-feira, 21. Realizando manobras de frenagem controlada, condução defensiva em diferentes cenários e simulações de situações de risco, o treinamento permite que os motoristas desenvolvam maior habilidade e confiança ao volante, garantindo mais segurança tanto para os profissionais quanto para os pacientes atendidos.
Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) de Cruzeiro do Sul, João Marcos Nascimento, cursos como este são fundamentais para a educação continuada dos motoristas de órgãos de segurança.
“Após a discussão teórica realizada ontem, iniciou-se hoje a prática de direção defensiva para os condutores do Samu. Representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar também participaram, acompanhando a rotina e compreendendo o comportamento dos motoristas em situações de emergência. O treinamento garante que os condutores atuem com segurança em cenários críticos, incluindo entrada e saída de locais de ocorrência e execução de manobras rápidas. A formação alia teoria e prática e reforça a proteção da equipe do Samu e da população atendida”, disse.
Condutor de veículos de emergência há quase 18 anos, Antônio Barreto Santos, instrutor do curso de direção defensiva, destacou a importância de treinamentos frequentes para qualificar as equipes: “Após o sucesso em Rio Branco, o NEP promove em Cruzeiro do Sul mais uma etapa do curso, focada na capacitação dos condutores do interior, visando aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Todas as iniciativas, incluindo capacitações e treinamentos, têm como meta principal garantir o melhor atendimento à sociedade.
Antônio também destacou a participação de outras forças de segurança no treinamento: “O coordenador do NEP teve a iniciativa de integrar todos os esforços de segurança. Trabalhando juntos, otimizamos a resposta às ocorrências. Antes, cada grupo atuava isoladamente, mas com essa integração, os resultados têm sido excelentes”, ressaltou.
Um dos alunos do curso, o soldado do Corpo de Bombeiros, Josadaque Bezerra, expressou a relevância da capacitação para a atuação no dia a dia. “A colaboração entre as forças de segurança e o Samu é fundamental, sobretudo no interior, onde o apoio mútuo e a troca de experiências fortalecem a resposta às ocorrências. O curso de direção defensiva oferece essa oportunidade, unindo teoria e prática para aprimorar nossa atuação e garantir mais segurança à população. A qualificação e a integração entre instituições refletem nosso compromisso com a sociedade”, disse.
Para o condutor de viatura do Samu no município de Mâncio Lima, José Neilson Melo, o curso permite aos condutores treinar manobras e simular situações reais de atendimento: “O curso de direção defensiva no Vale do Juruá reforça a importância da qualificação contínua dos condutores da Saúde. Cada ocorrência é única, e estar preparado física, emocional e psicologicamente é essencial para atender acidentes de trânsito, pacientes com transtornos mentais ou sob efeito de álcool. No trânsito, o curso visa capacitar os profissionais para prevenir acidentes com viaturas. Dirigir com cautela é essencial, pois nem todos os condutores respeitam sinais de emergência, mesmo quando temos prioridade. A atenção constante garante segurança para a equipe e para a população”, falou.
Durante a aula prática de direção defensiva, os condutores vivenciaram um ambiente de treinamento mais próximo da realidade, permitindo que aplicassem técnicas de condução seguras.
A programação do curso segue até sábado, 23. Nesta sexta-feira, 22, é realizada a prática de direção defensiva em pista, destinada a avaliar as habilidades dos condutores. As atividades também incluem capacitação em atendimento aeromédico e uso do Equipamento de Manutenção de Vida (EMV).
O encerramento, no sábado, contará com um simulado de múltiplas vítimas, abordando cenários de acidentes aéreos e capotamentos de ônibus, com a participação de toda a estrutura do Samu e forças de segurança.
Treinamentos em instituições permitem que colaboradores adquiram conhecimentos e desenvolvam habilidades, aprimorando a qualidade do trabalho. Formar uma equipe qualificada requer dedicação e um plano contínuo de capacitação, garantindo eficiência, segurança e melhores resultados à população.
O governo do Acre adota estratégias para manter servidores de diversas áreas atualizados e engajados, incluindo cursos, treinamentos e programas de educação continuada. Essas iniciativas aprimoram habilidades, fortalecem a eficiência no serviço público, incentivam o desenvolvimento profissional e contribuem para a melhoria contínua dos serviços à população.